Menu Mobile

Conteúdo da página

Confira as principais notícias do período entre 5 a 11 de agosto

sexta-feira, 12 de agosto de 2016 às 15h47

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, o caso do advogado de Aracaju leva dois tiros ao sair do escritório, a polêmica sobre a lei antiterror contra movimentos sociais, o pedido de cancelamento de súmulas do STF, a entrevista do presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos, os 10 anos da Lei Maria da Penha, o artigo Votar e Vigiar, do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, as campanhas em defesa do consumidor, a morte de advogados em atentado terrorista, o ato da OAB com participação de dezenas de entidades contra corte de orçamento da saúde, a Caravana das Prerrogativas em Londrina, a pesquisa sobre a opinião dos congressistas sobre o exercício irregular da advocacia dever ser criminalizado, a renúncia do presidente da Anatel e o resultado preliminar do XX Exame de Ordem, entre outros assuntos.

Saúde

“Vivemos no Brasil uma crise econômica sem precedentes, que demanda um ajuste fiscal, com corte de despesas em diversas áreas. No entanto, áreas como a saúde não podem sofrer cortes”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, na abertura da audiência pública “Saúde na UTI”. O evento, organizado pela Ordem, reuniu dezenas de presidentes de entidades, secretários estaduais e municipais, ministros de Estado e demais representantes do governo federal, dos Estados e dos municípios. Leia mais aqui.

Corte de orçamento da saúde

A audiência pública “A Saúde na UTI”, realizada pela OAB Nacional nesta terça-feira (9), reuniu dezenas de representantes de entidades, secretários estaduais e municipais, ministros de Estado e demais representantes do governo federal, dos Estados e dos municípios. Na pauta, a luta pelo financiamento da saúde pública e estratégias para barrar o corte orçamentário. Os participantes assinaram termo conjunto a ser levado ao governo federal e ao Congresso. Veja mais aqui.

Carta de Recomendações para a saúde

A audiência pública “A Saúde na UTI”, realizada pela OAB Nacional nesta terça-feira (9), reuniu dezenas de representantes de entidades, secretários estaduais e municipais, ministros de Estado e demais representantes do governo federal, dos Estados e dos municípios. Na pauta, a luta pelo financiamento da saúde pública e estratégias para barrar o corte orçamentário. Os participantes assinaram termo conjunto a ser levado ao governo federal e ao Congresso. Leia mais aqui.

Artigo

Confira o artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado na edição desta quinta-feira (11), no jornal Folha de S.Paulo. Leia aqui o artigo.

Anatel renuncia

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, entregou na tarde desta quarta-feira (10) ao ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) sua carta de renúncia. Ele, que deveria permanecer no cargo até dezembro, deixará o posto no dia 29 de agosto. A renúncia é o fim melancólico de um mandato marcado por uma gestão que defendeu os interesses das empresas que atuam no setor em claro detrimento dos interesses dos consumidores. Veja mais aqui.

Artigo do presidente: A advocacia sob pressão

Confira o artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicado na edição desta quinta-feira (11), na revista eletrônica Consultor Jurídico. Leia aqui.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 10 anos neste domingo. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Considerada uma das mais importantes inovações legislativas recentes, é motivo de comemoração e também de reflexão. Na entrevista abaixo, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, conselheira Eduarda Mourão (PI), comenta os principais aspectos da lei e seus desafios. Confira mais detalhes aqui.

Atendimento às mulheres

Ao completar 10 anos de vigência em 2016, a Lei Maria da Penha demonstra-se uma das mais importantes medidas legislativas do Brasil. Não à toa, mereceu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas – ONU, como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Leia mais aqui.

Exercício irregular da advocacia

A atuação profissional dos advogados, cada dia mais ampla e complexa, encontra respaldo da maioria da Câmara dos Deputados, segundo pesquisa inédita realizada pelo Jota e divulgada em primeira mão para o público da Ordem dos Advogados do Brasil. Leia mais aqui.

XX Exame de Ordem

Os candidatos já podem conferir o resultado preliminar da 1ª fase (prova objetiva) do XX Exame de Ordem Unificado. A prova foi aplicada em 24 de julho de 2016 e a lista com os aprovados por estado pode ser conferida clicando aqui.

Violência

O advogado Antônio Mortari, de Sergipe, sofreu um atentado na noite desta quarta-feira (3), quando saía de seu escritório. Criminosos atiraram contra seu carro cerca de 10 vezes, atingindo o profissional duas vezes no braço. A OAB Nacional e a Seccional sergipana acompanham o caso. A entidade reúne-se na manhã desta quinta com a Secretaria de Segurança Pública. Veja mais aqui.

Lei antiterror

Presidente da OAB Espírito Santo, Homero Mafra condenou a prisão de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) com base na lei n° 12.850, conhecida como Lei Antiterrorismo. Quatro militantes estão presos em Goiás desde maio, onde acontece a ocupação da Usina Santa Helena, de 22 mil hectares. Leia mais aqui.

Súmulas do STF

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, encaminhou nesta sexta-feira (5) um pedido ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, solicitando o cancelamento das Súmulas 450 e 472. Segundo parecer da presidente da Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Novo CPC, Estefânia Viveiros, as súmulas encontram-se em desacordo com as disposições do Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015). Em vigor desde 18 de março de 2016, o novo CPC introduziu inúmeras inovações e alterações na legislação adjetiva, tomando desatualizada a jurisprudência da Suprema Corte relativa a alguns dos dispositivos processuais. Leia mais aqui.

Prerrogativas

Em entrevista a esta Assessoria, o presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos, conta como iniciou sua luta em defesa da livre atuação do exercício profissional dos advogados. Leia mais aqui.

Votar e Vigiar

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicou artigo nesta segunda-feira (8), no portal UOL, sobre as eleições de 2016. No texto, o advogado destaca a importância do voto consciente, clamando aos cidadãos que "reflitam sobre sua grande importância no sistema político e para que entendam que podem contribuir efetivamente para a melhoria do país". Leia aqui o texto completo.

Defesa do consumidor

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou nesta segunda-feira (08), da abertura Semana do Advogado, promovido pela seccional de Alagoas. Na ocasião foram lançadas as campanhas “Mero aborrecimento tem valor”, cujo objetivo é fazer um levantamento das sentenças que foram fundamentadas na tese do “mero aborrecimento” como excludente de responsabilidade civil e também “Bagagem sem Preço” colherá assinaturas contra resolução da ANAC determina que o passageiro pague por qualquer bagagem que tenha que ir ao porão das aeronaves. Leia mais aqui.

Atentado

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, remeteu nesta terça-feira (09), mensagem de solidariedade ao Conselho de Advogados do Paquistão, em razão do  atentado terrorista ocorrido na cidade de Quetta, durante o funeral do Presidente da Ordem dos Advogados do Paquistão, Bilal Kasi, que vitimou inúmeras pessoas, a maioria delas advogados. Leia aqui a nota.

Caravana das Prerrogativas

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez a abertura da Caravana das Prerrogativas na noite desta terça-feira (09), em Londrina-PR. A Caravana cruzará todo o país, atuando na prevenção e reafirmação da importância do respeito às prerrogativas profissionais. Saiba mais aqui.

Presídio de Catanduvas

A Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB constatou, nesta quarta-feira (10), graves violações às prerrogativas profissionais durante visita ao Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná. A comitiva foi recebida pelo diretor da penitenciária, delegado federal Marcelo Stona. Saiba mais aqui.

Caravana em Curitiba

O jurista René Ariel Dotti é direto ao lembrar porque a afronta às prerrogativas profissionais dos advogados deve preocupar toda a sociedade: “Elas constituem direitos dos cidadãos e a cidadania é primeiro fundamento da República, por isso está no artigo que abre a Constituição Federal”, declarou na abertura da etapa curitibana da Caravana das Prerrogativas, evento nacional inaugurado na terça-feira (9), em Londrina. Leia mais aqui.

Violência de gênero

A OAB está cada vez mais engajada na luta pelo fim da violência contra a mulher. Por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada, vem realizando eventos em todo o país e juntado forças com outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (11), participou da 10ª Jornada Maria da Penha, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Artigo do presidente

Corrupção se combate com respeito à lei. Leia aqui.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres