Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente da OAB lança Caravana das Prerrogativas em Londrina-PR

quarta-feira, 10 de agosto de 2016 às 10h55

Londrina (PR) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez a abertura da Caravana das Prerrogativas na noite desta terça-feira (09), em Londrina-PR. A Caravana cruzará todo o país, atuando na prevenção e reafirmação da importância do respeito às prerrogativas profissionais.

Lamachia enfatizou o momento difícil da advocacia e traçou um paralelo com o momento pelo qual passa o país. “Estamos num momento crítico para a advocacia e para o Brasil. Vivemos uma crise ética e moral sem precedentes. A OAB tem sido chamada para debater essa crise e não nos furtamos ao debate. Queremos um novo padrão ético no Brasil”, destacou.

Ele citou as campanhas de conscientização do voto e também o aplicativo para denúncia do Caixa 2 em campanhas, lançadas pela OAB. Lamachia associou o posicionamento da entidade ao desrespeito às prerrogativas na medida em que desagrada muitos setores. “Temos que defender as prerrogativas porque defendemos o Estado Democrático de Direito. Quando há desrespeito das prerrogativas, desrespeita-se a Democracia”, disse. E acrescentou: “temos prerrogativas para dizer o que muitas vezes o cidadão comum não pode dizer”.

O lançamento contou com a presença do presidente da Seccional do Paraná, José Augusto de Araújo Noronha, o vice-presidente da Seccional Airton Martins Molina; toda a diretoria da Subseção, que tem como presidente Eliton Araujo Carneiro; presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, coordenador da campanha; do procurador nacional de Prerrogativas, Roberto Charles Menezes Dias; do vice-presidente da comissão Nacional de Prerrogativas, Cássio Telles; de presidentes de Subseções da região, entre outros. 

Um ponto em comum em todos os discursos realizados na noite foram os momentos difíceis pelos quais passa a advocacia nacional, com desrespeitos constantes a suas prerrogativas.

Noronha destacou, em sua fala, que a OAB acompanha de perto as dificuldades pelas quais passam os colegas em seu dia a dia profissional. “Mas estamos dando respostas à altura. Temos, no Paraná, há muitos anos, o Disque Prerrogativas, que funciona 24 horas todos os dias”, citou.

Noronha também lembrou dos assassinatos de advogados, provocados pelo exercício de sua profissão, ocorridos no Paraná em curto espaço de tempo. “Tivemos, no Paraná, número expressivo de advogados assassinados no exercício de sua profissão. Acompanhamos, recentemente, dois juris populares,” lembrou.

O procurador nacional de Prerrogativas, Roberto Charles de Menezes Dias, foi enfático ao afirmar que nunca viu a regra constitucional, que diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça, ser tão desrespeitada. “Chegamos ao ponto de o MP querer obrigar a anotação em carteira de trabalho de vínculo empregatício de advogados associados. Se fôssemos dar exemplos passaríamos dias aqui falando,” comentou para ressaltar a importância de os advogados não baixarem a guarda e exigirem respeito.

Jarbas Vasconcelos, presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, destacou que não há violação pequena às prerrogativas. “Nunca fomos tão agredidos, mas também nunca foram dadas respostas tão rápidas. Nós temos reagindo rapidamente. O Conselho Federal, Seccionais e Subseções estão respondendo prontamente. Esta é uma luta que não cessa”, disse.

O presidente da OAB-Londrina, Eliton Araujo Carneiro, destacou que as prerrogativas são um dos temas mais caros para a entidade. “Temos agido prontamente e para isso contamos com uma comissão bastante comprometida”, comentou.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres