Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-DF celebra 62 anos de existência

quarta-feira, 25 de maio de 2022 às 16h51

A OAB-DF celebra neste 25 de maio seus 62 anos de existência. Uma história de lutas e de defesa das liberdades que nasceu e se solidificou ao mesmo tempo em que a nova capital federal se desenvolvia. “É uma data importantíssima para a sociedade e para a advocacia. A OAB-DF surgiu junto com Brasília”, disse o presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior. Ele apontou a ligação com a história da criação da capital federal como uma parte importante da trajetória da OAB-DF.

“A ligação da capital com a advocacia sempre foi muito estreita. A OAB sempre participou dos grandes debates do Distrito Federal. Os grandes temas em debate na sociedade foram discutidos pela OAB-DF e temos um orgulho enorme de poder representar a advocacia e a sociedade. Espero que os próximos anos sejam tão exitosos quanto esses 62 iniciais. Gostaria ainda de deixar uma homenagem também a todos aqueles que passaram por aqui e que de alguma forma contribuíram ao longo desses 62 anos”, acrescentou ele.

História da OAB-DF

No dia 25 de maio de 1960, praticamente ao mesmo tempo em que a nova capital do país dava seus primeiros passos, numa pequena sala do sétimo andar do Tribunal de Justiça (à época funcionando no Edifício 6 da Esplanada dos Ministérios), nascia a OAB-DF. Nos anos seguintes, a entidade estaria destinada a cumprir um papel de destaque na consolidação de Brasília como centro administrativo, de desenvolvimento e de ideias, tal como imaginaram os seus idealizadores.

Em 1983, já funcionando em sede própria inaugurada pelo então presidente Maurício Corrêa, a seccional tornou-se um dos centros de discussões para a almejada representação política do DF. Ganhava força o movimento das Diretas Já. Em 29 de junho de 1984, um incêndio de origem criminosa consumiu dois andares da OAB-DF. Os inquéritos sobre esse sombrio episódio permaneceram inconclusos ao longo do tempo.

Em episódio recente, os maiores nomes da advocacia brasileira compareceram à sede da entidade, no dia 10 de junho de 2014, em solidariedade ao veterano criminalista José Gerardo Grossi, cujas prerrogativas no pleno exercício da defesa foram desrespeitadas em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Proposta e conduzida pelo então presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, a sessão de desagravo, dada a sua repercussão em todo o país, tornou-se um marco na luta em defesa das prerrogativas profissionais.

Raio-X

Atualmente, a OAB-DF conta com 46.357 advogadas e advogados inscritos em seus quadros. A seccional tem, sob seu guarda-chuva, 13 subseções. Além do presidente Délio Lins e Silva Júnior, a diretoria da entidade é composta pela vice-presidente, Lenda Tariana Dib Faria Neves, pelo secretário-geral, Paulo Maurício Braz Siqueira, pela secretária-geral adjunta, Roberta Batista de Queiroz, e pelo diretor-tesoureiro, Rafael Teixeira Martins. Foram criadas quatro diretorias, em que estão o diretor de Tecnologia, Fernando Teixeira Abdala, a diretora de Comunicação, Raquel Bezerra Cândido, a diretora de Igualdade Social e Racial, Lívia Caldas Brito, e o diretor de Prerrogativas, Newton Rubens de Oliveira. No Conselho Federal da OAB, representam a seccional os conselheiros federais Francisco Queiroz Caputo Neto, Cristiane Damasceno Leite, Ticiano Figueiredo de Oliveira, José Cardoso Dutra Júnior, Nicole Carvalho Goulart e Maria Dionne De Araujo Felipe.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres