Conselho Federal da OAB inaugura sala de prerrogativas na subseção de Criciúma
Como parte do Plano de Interiorização da Advocacia, iniciativa prioritária do CFOAB, o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, participou, nessa terça-feira (7/10), da inauguração da Sala de Prerrogativas da subseção de Criciúma (SC). O espaço soma-se a uma estrutura para atendimento exclusivo às prerrogativas da advocacia no estado – o outro já inaugurado é a Central de Prerrogativas da OAB-SC.
Simonetti ressaltou que o principal legado da atual gestão é o fortalecimento da união da advocacia em todo o país. “O que vocês encontram neste projeto, e o que a advocacia encontra no nosso projeto, é uma gestão pautada pela unidade. E é disso, exatamente disso, que nós precisamos mais do que nunca, minhas amigas e meus amigos, colegas advogadas e advogados: precisamos de unidade”, destacou.
Defesa da advocacia
Idealizada pela Comissão de Prerrogativas da subseção, com apoio da seccional, a sala, localizada ao lado da Sala da Diretoria da subseção, busca assegurar o livre exercício da profissão, oferecendo acolhimento, orientação e suporte exclusivo aos advogados e às advogadas.
Acompanhando o presidente Beto Simonetti, o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB e membro honorário vitalício do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, afirmou que a força da entidade vem do compromisso e da entrega de cada dirigente e de cada advogada e advogado que acreditam na Ordem. “Aqui estão presentes conselheiros federais, estaduais, de subseções e ex-presidentes — dirigentes que dedicam o melhor de si, o seu tempo e a sua vida à Ordem. Quando entregamos nosso tempo a uma instituição como a OAB, estamos, na verdade, entregando parte da nossa própria vida. E é dessa dedicação que nasce a força da advocacia brasileira. É isso que faz da OAB uma instituição forte, respeitada e indispensável à democracia”, pontuou.
O presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, reforçou que a defesa da advocacia é um pilar inabalável da entidade. “Sem profissionais protegidos, não há justiça plena. Esta sala é um marco no sul do estado, um compromisso concreto de que estaremos sempre vigilantes para garantir o livre e digno exercício da advocacia", disse.
Por sua vez, o presidente da subseção, Moacyr Jardim de Menezes Neto, lembrou que as prerrogativas da classe não são privilégios individuais, mas garantias da cidadania, essenciais para exercer plenamente o papel constitucional de defesa dos direitos e da justiça. “A sala inaugurada hoje replica o modelo da seccional catarinense, reforçando nossa presença ativa no atendimento às demandas da advocacia”, ressaltou.
A solenidade contou, ainda, com a presença do o coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias do CFOAB e conselheiro federal por Santa Catarina, Rafael Horn; da secretária-geral da OAB-SC, Caroline Rasmussen; do diretor tesoureiro da seccional, Jean Leomar Pereira; do diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-SC, Rui Cesar Voltolini; da coordenadora regional da Comissão de Defesa de Prerrogativas, Cleusa Cardoso Copetti; e da tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Lucinara Manentti.