Nota de pesar: Beinusz Szmukler
É com imenso pesar que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) comunica o falecimento do dr. Beinusz Szmukler, aos 91 anos, ocorrido na terça-feira, 7 de fevereiro.
O dr. Beinusz Szmukler foi presidente da Associação de Advogados de Buenos Aires entre 2007 e 2009, membro do Conselho da Magistratura e, mais recentemente, atuou como presidente consultivo da Associação Americana da Juristas (AAJ). Durante a ditadura civil-militar da Argentina, foi um dos advogados que mais impetraram habeas corpus em razão do desaparecimento forçado de uruguaios.
Em 2017, apresentou-se na 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, onde proferiu palestra com o tema “Os Princípios Fundamentais do Direito Internacional e a Realidade – Concordância ou Contradição”. Em 2018, participou da 7ª Conferência de Direitos Humanos, promovida pela OAB. Naquelas oportunidades, o dr. Beinusz Szmukler exaltou o dever funcional da advocacia como a defesa dos sistemas democráticos e da soberania popular.
Neste momento de profunda consternação, a OAB Nacional presta sua solidariedade aos familiares e amigos. A história do dr. Szmukler, certamente, inspira toda a advocacia brasileira a prosseguir na defesa inequívoca dos direitos humanos.