Menu Mobile

Conteúdo da página

Nota de pesar: Beinusz Szmukler

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 às 12h05

É com imenso pesar que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) comunica o falecimento do dr. Beinusz Szmukler, aos 91 anos, ocorrido na terça-feira, 7 de fevereiro. 

O dr. Beinusz Szmukler foi presidente da Associação de Advogados de Buenos Aires entre 2007 e 2009, membro do Conselho da Magistratura e, mais recentemente, atuou como presidente consultivo da Associação Americana da Juristas (AAJ). Durante a ditadura civil-militar da Argentina, foi um dos advogados que mais impetraram habeas corpus em razão do desaparecimento forçado de uruguaios.

Em 2017, apresentou-se na 23ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, onde proferiu palestra com o tema “Os Princípios Fundamentais do Direito Internacional e a Realidade – Concordância ou Contradição”. Em 2018, participou da 7ª Conferência de Direitos Humanos, promovida pela OAB. Naquelas oportunidades, o dr. Beinusz Szmukler exaltou o dever funcional da advocacia como a defesa dos sistemas democráticos e da soberania popular. 

Neste momento de profunda consternação, a OAB Nacional presta sua solidariedade aos familiares e amigos. A história do dr. Szmukler, certamente, inspira toda a advocacia brasileira a prosseguir na defesa inequívoca dos direitos humanos.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres