Menu Mobile

Conteúdo da página

Plano Nacional de Interiorização da Advocacia é apresentado na seccional goiana da OAB

terça-feira, 13 de setembro de 2022 às 16h02

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, e o coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, João de Deus Quirino Filho, apresentaram à advocacia goiana, na manhã desta terça-feira (13/9), o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. Eles explicaram os objetivos e as ações da iniciativa na abertura do 44º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO, em Goiânia.

Simonetti apontou a necessidade da interiorização ao lembrar da realidade de seu estado – o Amazonas – onde há deslocamentos entre municípios menores e a capital, Manaus, que podem durar até 30 dias a bordo de um barco. “Interiorizar (a advocacia) é levar dignidade ao colega do interior. É fazer valer a premissa de que não há advogados de primeira e de segunda classes no Brasil. Vamos desencastelar o Conselho Federal da OAB e levá-lo a cada canto do país onde houver um advogado ou uma advogada atuando. É a materialização de um sonho ver tudo isso acontecendo”, afirmou.

O presidente lembrou ainda que a advocacia brasileira merecia mais reencontro e reconexão. “Temos uma sociedade dividida por razões óbvias, que são públicas, e que foi segregada em função de uma pandemia que, além de ceifar centenas de milhares de vidas, ainda acirrou ainda mais os ânimos. E a advocacia se viu tendo a opção única de se fortalecer pela união. E assim fizemos, porque este é um compromisso inarredável dessa gestão: advogadas e advogados atuando para advogadas e advogados. É a busca por um processo de aquisição da representatividade dentro da nossa própria classe. Hoje temos uma Ordem unida – não por ideologias ou bandeiras partidárias – mas sim pela missão que verdadeiramente nos aproxima“, completou.

As vitórias nos sete meses de gestão

Simonetti recordou importantes vitórias obtidas nos primeiros sete meses de gestão, como a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a fixação dos honorários de sucumbência deve se dar pelos critérios estabelecidos pelo novo Código de Processo Civil (CPC) e não por equidade; a reforma no Estatuto da Advocacia, com a publicação da Lei 14.265/22; entre outras vitórias profissionais.

Leonardo Campos – representante da região Centro-Oeste na diretoria nacional da OAB – disse que a interiorização reúne ferramentas para extrair dos profissionais da advocacia o verdadeiro cenário da atividade. “Efetivar essa missão é um dos principais pilares dessa gestão e já estamos fazendo isso. É descentralizar, é tornar participativas as atividades do Conselho Federal, fazendo com que ele tenha menos de Brasília e mais de Brasil. É somente ouvindo o advogado que milita na comarca, que visita o fórum, que vive os problemas e as verdadeiras agruras da profissão, que poderemos traçar o panorama mais fiel da classe”, elencou.

João de Deus, por sua vez, lembrou sua experiência na coordenação de interiorização da OAB-PB e também como presidente da subseção de Cajazeiras, no sertão paraibano. “Não há e nem deve haver diferenciação do colega que milita no interior com aquele que atua na capital. Com o auxílio dos 27 coordenadores seccionais, vamos colher o máximo possível de informações sobre a realidade da advocacia nos rincões e interiores para agirmos de modo efetivo. E toda a estrutura funcional e orgânica da OAB está irmanada conosco nesse projeto, sejam as Escolas Superiores da Advocacia, sejam as Caixas de Assistência, é um sistema trabalhando junto. Nossa linha de comunicação está aberta para que cada advogado brasileiro nos procure com suas demandas e resgate a sensação de pertencimento à Ordem, de que não é apenas um boleto de anuidade a ser pago”, disse o coordenador.

Caráter participativo da gestão 

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, destacou o caráter aberto e participativo na gestão liderada por Simonetti. “Não há fissuras na relação, não há vaidades, há trabalho e abertura. Beto e sua diretoria têm reconquistado o viés plural e democrático da nossa classe. E eu, representando Goiás, posso afirmar com veemência o carinho destinado por essa diretoria à nossa seccional. São 44 nomeações de advogadas e advogados goianos em comissões, procuradorias e outros órgãos do Conselho Federal da OAB. Some-se a isso a presença dos diretores em nosso estado sempre que possível. A interiorização é um complemento disso, um tema ansiado pela advocacia goiana que hoje, com a presença deles aqui, fica comprovado. O compromisso do Beto de fazer uma gestão da advocacia e para a advocacia não é uma mera promessa, pois está se cumprindo”, reconheceu Lara. 

Também participaram da sessão o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme; a secretária-geral, Talita Silvério Hayasaki; a secretária-geral adjunta, Fernanda Terra de Castro Collicchio; o diretor-tesoureiro, Eduardo Alves Cardoso Júnior; o coordenador de Interiorização da OAB-GO e ex-presidente da subseção de Formosa, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo; a conselheira federal Layla Milena Oliveira Gomes; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-GO), Jacó Coelho; conselheiros seccionais, presidentes de subseções e outras autoridades.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres