Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB participa de sessão especial no Senado pelos 98 anos da Folha de São Paulo

quinta-feira, 14 de março de 2019 às 15h47

Brasília – O vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, participou na manhã desta quinta-feira (14) da sessão especial pelos 98 anos do jornal Folha de São Paulo, ocasião que também marcou uma homenagem póstuma ao jornalista Otávio Frias Filho, ex-diretor de redação da Folha.

A sessão foi presidida pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO), responsável pelo requerimento da realização, e teve na mesa de honra, além dela, as presenças de Luiz Viana, do ministro Gilmar Mendes, representando o Supremo Tribunal Federal (STF); do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; de Maria Cristina Frias, irmã de Otávio e diretora de redação da Folha; de Ricardo Pedreira, diretor da Associação Nacional de Jornais (ANJ); e do jornalista Josias de Souza.

Na solenidade, o vice-presidente nacional da Ordem citou o texto "A imprensa e o dever da verdade", escrito por Rui Barbosa em 1920 e que diz, entre outras passagens, que a imprensa é a vista da Nação, pois ‘por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça’. 

“Trago o abraço da Ordem dos Advogados do Brasil à Folha de São Paulo e à família de Otávio Frias. A imprensa livre e as liberdades de expressão e de imprensa são valores centrais de nossa nação. Entre 2010 e 2017, o Brasil foi o segundo país da América Latina em mortes de jornalistas no exercício da profissão ou em crimes ligados a ela. É preciso, então, reforçar os valores citados, pois não há democracia sem liberdade de imprensa, que, por sua vez, é direito fundamental. Da mesma forma, não há democracia sem respeito aos direitos humanos e sem transparência”, disse Viana.

Além dos integrantes da mesa, também fizeram saudações ao jornal e ao jornalista Otávio Frias Filho os senadores Weverton (PDT-MA), Eliziane Gama (PPS-MA), Jorge Kajuru (PSB-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Wellington Fagundes (PR-MT), José Serra (PSDB-SP), Humberto Costa (PT-PE) e Renan Calheiros (MDB-AL).  


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres