Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente a seminário sobre o uso da tecnologia nas eleições

quarta-feira, 15 de agosto de 2018 às 16h07

Brasília – O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Marcelo Lavocat Galvão, participou nesta quarta-feira (15) da abertura do seminário Tecnologia e Eleições: Não Vale Tudo, realizado pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). O diretor destacou o empenho da Ordem em garantir um pleito igualitário, sem abusos na área tecnológica.

Segundo Galvão, a iniciativa do seminário deve ser elogiada, pois serve como um espaço de reflexão sobre o papel e os limites da tecnologia nas eleições, que serão “uma das mais tensas e disputadas desde a redemocratização”. “Um Brasil melhor reclama o uso ético dos meios de comunicação e tecnologias”, afirmou o secretário. 

“A participação da OAB neste seminário é um grande acerto, pois mostra o comprometimento da entidade em defesa de uma sociedade republicana, democrática e plural”, explicou, destacando que os efeitos da revolução digital só serão compreendidos por gerações futuras. “Suas vantagens inegáveis devem se refletir no cenário político e eleitoral, como a urna eletrônica”, disse, citando ainda o financiamento coletivo on-line e os sites de candidatos.

Por fim, alertou sobre os perigos das “fake news”, um dos grandes desafios da atualidade, notadamente em períodos eleitorais. “Elas não devem ser toleradas. Mentir para prejudicar alguém é ilícito civil e penal, prejudicando análise objetiva das capacidades dos candidatos. A OAB está engajada no seu combate. Como bem disse o presidente Claudio Lamachia: ‘A prerrogativa de se expressar livremente impõe uma grande responsabilidade’”, disse.

A abertura do seminário Tecnologia e Eleições: Não Vale Tudo contou ainda com a presença de: Luciano Santos, fundador do MCCE; Lorenzo Córdova, presidente do Instituto Nacional Eleitoral do México; Humberto Jacques, vice-procurador da Procuradoria Geral Eleitoral; Bárbara Stephany Silva, da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV; Márcio Vasconcelos Pinto, diretor do Instituto Tecnologia & Equidade; e Ariel Kogan, diretor do mesmo instituto.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres