Artigo sobre os 85 anos da OAB-RS
Porto Alegre: Foi publicado, na edição desta terça-feira (11) do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, no qual ele fala sobre os 85 anos da Ordem gaúcha.
OAB/RS: 85 anos de história
Por Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS
A história de 85 anos da Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ RS) é construída numa conjugação de esforços e ideais em busca de conquistas fundamentais para a sociedade gaúcha. Tendo na figura do advogado sua razão de existir, a Ordem gaúcha começou a escrever sua história oficialmente em 11 de abril de 1932. Embora seja uma entidade de classe, é também uma defensora dos interesses coletivos, característica estabelecida desde o princípio. Nesta caminhada de mais de oito décadas, centenas de advogados emprestaram e seguem emprestando seu talento e sua competência para ajudar a definir os rumos que a entidade deve tomar.
Com 106 subseções e tendo atuação propositiva em todas as regiões do Rio Grande do Sul, a OAB gaúcha prima pela garantia dos interesses da advocacia. Uma de suas bandeiras é a atuação em defesa das prerrogativas dos advogados. Ameaças, infelizmente, ainda rondam o trabalho da categoria. Cabe à OAB/RS estar vigilante e dar respostas eficazes com o intuito de estabelecer condições equilibradas para o desempenho dos colegas. É também missão, como entidade que reconhece o Estado Democrático de Direito, estar alinhada com as demandas da população.
É por isso que a OAB/RS ao longo do tempo foi protagonista em movimentos como a campanha “Diretas Já”, a oposição durante a ditadura militar, as lutas pela anistia e pela liberdade de imprensa, a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, entre outros eventos em que a Ordem foi acionada pelos gaúchos e brasileiros. Em fatos mais recentes, o pedido de instalação de CPI da Segurança Pública na Assembleia Legislativa e a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) em relação ao projeto de aposentadorias especiais dos deputados estaduais tiveram a Ordem gaúcha como protagonista. Como dito anteriormente, é uma entidade defensora dos interesses coletivos.
Manter assegurados os direitos do cidadão continua movendo seus ideais. Às vésperas da celebração dos 85 anos desta Seccional, lançamos o Plano de Valorização da Advocacia. São 21 pontos que estão em execução e buscam reforçar o trabalho do advogado e sua função social e decisiva para uma sociedade mais justa e igualitária. A OAB/RS está ao lado do advogado. E segue cada vez mais atenta às demandas da sociedade gaúcha. Está em seu DNA esta vocação.