Menu Mobile

Conteúdo da página

Projeto da OAB facilita inclusão digital de 150 mil advogados

sexta-feira, 1 de abril de 2005 às 15h23

Fortaleza (CE), 01/04/2005 - O projeto "OAB Conectada", desenvolvido pela Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, vai permitir a curto prazo a inclusão digital de cerca de 150 mil novos advogados, que poderão obter seu microcomputador a baixo custo. Uma exposição detalhada sobre o projeto foi feita hoje (1º) aos membros do Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da OAB pelo diretor-tesoureiro da entidade, Vladimir Rossi Lourenço, e pelo presidente da Comissão responsável por seu desenvolvimento, o advogado mineiro Alexandre Atheniense. O projeto despertou grande interesse e apoio dos presidentes de Seccionais.

Segundo Alexandre Atheniense, o projeto deve ter início de execução dentro de um mês e consistirá basicamente na oferta de um microcomputador contendo um conjunto de programas aplicativos (oitenta, inicialmente), inclusive na área jurídica, desenvolvidos em plataforma de software livre. Por todo esse pacote, o advogado pagaria cerca de R$ 1.450,00, ou 24 prestações de R$ 92,00, além de uma taxa de entrega. A venda deverá ser feita em cadeias de lojas previamente credenciadas pela OAB ou por meio de Telemarketing ou sites da Internet.

"O papel das Seccionais interessadas será divulgar esse projeto através de seus meios de comunicação, facilitando a adesão dos seus inscritos e a inclusão digital do advogado brasileiro", observou Atheniense. Ele acrescentou que o avanço desse projeto significará a redução do "apartheid digital" que hoje separa o advogado que está informatizado daqueles que não têm nenhum acesso à Internet.

Conforme o presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB, o projeto possibilitará também "a criação e manutenção de um portal de serviços na OAB, compreendendo o Conselho Federal e as Seccionais". Nesse portal, o advogado poderá tomar ciência de forma unificada dos benefícios oferecidos pela OAB por meio de seus sites, além dos recursos existentes na Internet referentes à área jurídica no Brasil.

Existem hoje cerca de 500 mil advogados inscritos na OAB em todo o País, sendo que 100 mil deles possuem computadores. Com o acréscimo de mais 150 mil profissionais aos recursos digitais, passará a 250 mil ou 50% do total de advogados do País o número de incluídos na informática pelo projeto "OAB Conectada".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres