Menu Mobile

Conteúdo da página

Exame de Ordem: reprovação na OAB-BA alcança 45,23%

sexta-feira, 18 de junho de 2004 às 09h43

Brasília,18/06/2004 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia divulgou a lista de aprovados no primeiro Exame de Ordem de 2004, informando que dos 975 inscritos, 491 (50,36%) conseguiram aprovação. O número de reprovados foi de 441 (45,23%), com 43 abstenções (4,41%). Esse resultado pode ser alterado após julgamento dos recursos.

Mesmo o número de aprovados tendo ficado na média dos anos anteriores, o presidente da OAB-BA, Dinailton Oliveira, reconhece que a qualidade da formação do estudante de Direito é preocupante: “Me sinto entristecido, pois esse percentual demonstra que existe deficiência no ensino jurídico”, disse. “O bacharel deveria estar preparado para exercer a profissão ao concluir o curso e os dados mostram que pelo menos metade deles não está pronta para praticar a advocacia”.

Para tentar reverter esse quadro, a Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA iniciou um trabalho envolvendo a comunidade acadêmica dos cursos de Direito, que vai identificar os problemas que comprometem a qualidade do ensino e buscar soluções nesse âmbito. O primeiro passo foi a elaboração do curso Gestão do Projeto Pedagógico dos Cursos de Direito, a ser realizado em julho, com a professora Nádia Fialho.

O curso Gestão do Projeto Pedagógico irá examinar o que se entende por projeto pedagógico de cursos de graduação - focando, especialmente, a formação em Direito -, a partir da perspectiva da coordenação acadêmica-administrativa e das relações que o projeto pedagógico estabelece com a formação do estudante e com a atuação do professor, em sala de aula, considerando o contexto sócio-cultural da atualidade e seus desafios.

Segundo com Dinailton Oliveira, a OAB-BA vai ajudar os cursos de Direito de todas as formas possíveis, para que os futuros profissionais da área entrem no mercado de trabalho capazes de atuar com competência: “Só estarei satisfeito quando o índice de aprovação no exame de Ordem chegar próximo de 95%”, afirmou. As informações são do site da OAB-BA.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres