Ophir confere lançamento do Sistema Unificado de Administração Processual
Brasília, 11/02/2009 - O diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, representou a OAB nessa terça-feira (10) na solenidade de entrega da primeira etapa do módulo inicial do Sistema Unificado de Administração Processual (Suap), base tecnológica do processo totalmente digital na Justiça do Trabalho. A cerimônia teve a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Rider Nogueira de Brito, e da presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros.
A décima região (Brasília) foi uma das escolhidas para participar do projeto-piloto do Suap. O sistema foi desenvolvido pelo convênio com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é considerado a "espinha dorsal" dos demais sistemas voltados para a integração digital e a informatização do processo judicial na Justiça do Trabalho. O software permitirá a padronização, unificação e integração do controle de tramitação das ações trabalhistas, desde a vara do trabalho até sua chegada ao TST.
Na solenidade de abertura, Rider Nogueira de Brito explicou a implantação do primeiro módulo - em 1º de maio - nas varas do trabalho de Paulínia (na jurisdição do TRT da 15ª Região, Campinas, em São Paulo. Ele enfatizou que, por ser um feriado (Dia do Trabalhador), os advogados poderão, pela Internet, de casa ou do escritório, dar início a uma reclamação trabalhista sem a apresentação de documentos em papel. Na próxima etapa, outra ferramenta permitirá ao advogado substabelecer (autorizar outro advogado a atuar naquele processo) sem a necessidade de petição.