Sede da Seccional da OAB volta a ser cartão-postal de Macapá
Macapá (AP), 29/11/2008 -Doado em 1990, pelo então governador do Estado Gilton Garcia, para a Seccional do Amapá da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amapá (OAB-AP), o histórico prédio onde funcionou o primeiro Fórum do extinto Território (Palácio da Justiça), passou neste ano por uma grande e vistosa revitalização e voltou a ser cartão-postal da cidade. A antiga edificação passou pela primeira reforma no ano em que foi passado à Ordem, mas após 18 anos uma revitalização foi novamente necessária.
Há quase duas décadas servindo como sede administrativa da OAB-AP, o prédio estava deteriorado, com salas inúteis devido à antiga arquitetura interna que não valorizava os espaços, pinturas estragadas, problemas elétricos, infiltrações, telhado quebrado e em péssima conservação. Dessa forma, a edificação já não atendia mais à classe dos advogados que precisava recorrer a outros espaços para realização de suas reuniões e eventos, nem a sociedade amapaense e turistas para visitação, pois o que se via não era uma boa imagem para se guardar de recordação.
Quando assumiu o segundo mandato como presidente da Ordem no Estado, em 2007, Washington Caldas se comprometeu com os colegas advogados em contemplar a instituição com um prédio, além de belíssimo, com a revitalização de sua antiga arquitetura e extremamente funcional. Com muito empenho, o presidente conseguiu junto ao Conselho Federal recurso para que o patrimônio histórico do Estado fosse reformado e não só os advogados, mas também a sociedade, tivessem de volta uma edificação para se orgulhar.
Em dez meses de trabalho, a equipe do arquiteto licitado pelo Conselho Federal conduziu a obra financiada com recursos da advocacia nacional. Toda a fachada e as imponentes portas foram revitalizadas e conservadas conforme a arquitetura secular. Na parte interna, apesar da reforma dos espaços e criação de novos ambientes, a arquitetura também foi conservada.
Atualmente, a sede administrativa da OAB conta com salas modernas, plenário, Tribunal de Ética, sala para consultório odontológico que será instalado em breve e um amplo e contemporâneo auditório. A obra elevou o ego dos advogados e advogadas amapaenses que se sentem agora mais valorizados e respeitados, mas principalmente fortalece a história do Estado que conta com mais um belo e admirável ponto turístico em frente ao majestoso rio Amazonas.