Britto é paraninfo em PE e lembra que advogado ama a liberdade
Recife (PE), 28/11/2007 - Num discurso em que lembrou aos profissionais da advocacia a tarefa constitucional que lhes incumbe de defender o Estado democrático de Direito e a promoção da Justiça para todos, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, foi hoje (28) paraninfo da turma de 500 novos advogados e estagiários que receberam a inscrição da Seccional da OAB de Pernambuco, em cerimônia comemorativa aos 75 anos da entidade. “Nós somos treinados para defender a liberdade, somos amantes da liberdade e nossos corações batem indignados quando vemos alguém oprimido; de forma que não podemos respirar a liberdade se não tivermos igualdade e a justiça”, sustentou Cezar Britto em solenidade realizada no auditório da Justiça Federal.
“E agora José? E agora você? Você se pergunta José: o que querem os brasileiros de nós, o que a sociedade quer de nós?”, disse o presidente nacional da OAB ao iniciar seu pronunciamento aos novos advogados, parafraseando o poema de Carlos Drummond de Andrade. Britto observou aos jovens advogados que os defensores de arbitrariedades e aqueles que cultuam o Estado policial são os maiores opositores no caminho do advogado. E aconselhou: “Quem abraçou a carreira de advogado precisa resistir, precisa ter ousadia, não pode ter medo; somos aqueles que transformarão em justiça os clamores da sociedade”.
Cezar Britto destacou também em sua fala - recheada de exortação aos advogados para que resistam ao autoritarismo - os compromissos da OAB e particularmente de sua gestão, iniciada em fevereiro deste ano, com a reforma política, com a luta contra a corrupção eleitoral, com a melhoria da qualidade dos cursos de Direito e com a defesa das prerrogativas da advocacia.
A solenidade, que terminou com o lançamento do livro sobre os 75 anos da OAB-PE, foi dirigida pelo presidente da Seccional no Estado, Jayme Asfora, contando com a presença também do ex-presidente do Conselho Federal da OAB e por nove vezes consecutivas presidente da entidade em Pernambuco, José Neves. Os conselheiros federais da OAB Pernambuco, Octávio de Oliveira Lobo, Pedro Henrique Reynaldo Alves e Ricardo do Nascimento Correia de Carvalho também participaram das atividades. Jayme Asfora afirmou que o momento é de festa comemorativa do 75º aniversário da OAB pernambucana, mas é também de desafios para entidade em todo o País.
“Num momento em que o Brasil é assaltado pela corrupção e aterrorizado pela violência, é importane destacarmos o projeto da reforma política apresentado pelo presidente Cezar Britto aos três poderes da República, com propostas consistentes para mudanaçs estruturais no sistema partidário e eleitoral do País”, obervou Asfora. “A OAB tem que se meter em tudo mesmo, porque é este o seu papel: tem que pedir a cassação do senador Renan Calheiros, o fim do foro privilegiado, ser contra a CPMF que, como disse nosso prsidente nacional, é um imposto iníquo e cumulativo, tem que defender reformas que melhorem a vida do povo brasileiro”, defendeu.