Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto: aprovação de Emenda dos Apátridas corrige grave injustiça

quarta-feira, 15 de agosto de 2007 às 17h10

Rio de Janeiro (RJ), 15/08/2007 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, apoiou hoje (15) integralmente a aprovação final da emenda constitucional que concede nacionalidade brasileira a filhos de pai e mãe brasileiros nascidos no exterior, e que vai agora à promulgação. “A emenda corrige uma grave injustiça com os brasileiros nascidos no exterior mas que têm no seu interior um coração nacional”, observou. “O direito de nascer e se ver reconhecido brasileiro é tão importante quanto outro ainda não aplicado no Brasil: o das mães dos desaparecidos durante o regime militar enterrarem os seus filhos”, acrescentou. Britto elogiou também o movimento "Brasileirinhos Apátridas", liderado pelo jornalista Rui Martins e presente em dez países.

Resultante da PEC 272, a Emenda dos Apátridas, como ficou conhecida, foi aprovada em segundo turno na Câmara nesta terça-feira e, como já passou no Senado e não sofreu nenhuma alteração, ela irá agora à promulgação. Só falta a data da promulgação, que devolve a cidadania a filhos de brasileiros nascidos no exterior após 7 de junho de 1994 – os denominados brasileirinhos eram apátridas. O movimento teve seu símbolo criado pelo cartunista da coluna Ênio Lins. Dentro de algumas semanas todos os filhos de pai ou mãe brasileiros serão cem por cento brasileiros também.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres