Menu Mobile

Conteúdo da página

Confira as principais notícias do período entre 1º e 10 de setembro

segunda-feira, 11 de setembro de 2017 às 18h13

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, OAB cobra dos órgãos de controle financeiro apuração rigorosa dos escândalos recentes, Ordem requer e Ministério da Justiça muda visitação da advocacia a presos federais, a manifestação do presidente Claudio Lamachia sobre o Dia da Independência, OAB requer garantia de sustentações orais da advocacia no STJ e o requerimento da Ordem ao STF para o levantamento do sigilo de áudios apresentados por delatores da JBS, entre outros assuntos.

Apuração rigorosa
A sucessão de escândalos, que há três anos incorporou-se dramaticamente à rotina do país, indica, mais que um quadro de degradação moral e institucional, a inoperância dos órgãos de controle do Estado. Trata-se de um escândalo dentro do escândalo. Leia mais aqui.

Independência
Se estivéssemos hoje passando por dias normais, certamente estaríamos celebrando a Independência do Brasil. No entanto, infelizmente, o que vemos é que mais do que nunca é preciso lutar para libertar o país das garras da corrupção desenfreada, que agravou um quadro que já não era bom para a sociedade. Leia mais aqui.

Artigo
O jornal “Zero Hora” publicou nesta terça-feira (5) artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, sobre a crise política e ética que assola o Brasil. “O descompasso entre os anseios e necessidades da sociedade e as ações de alguns dos nossos congressistas acentua-se cada vez mais”, escreve Lamachia no texto. Leia abaixo o artigo completo. Leia mais aqui.

Fatos são gravíssimos
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou na noite desta segunda-feira (04), que os fatos relatados pelo procurador-geral da República, envolvendo as delações da JBS, são gravíssimos. Leia mais aqui.

Presos federais
Após ofício remetido ao Ministério da Justiça pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Marco Antônio Severo Silva, decidiu que visitas de profissionais da advocacia a presos custodiados em penitenciárias federais não necessitarão mais de acompanhamento de agentes. O Depen é o órgão responsável pelas penitenciárias federais, vinculado ao Ministério da Justiça. Leia mais aqui.

Sustentações orais
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, remeteu nesta segunda-feira (4) um ofício à ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, solicitando providências quanto à realização de sustentação oral por profissionais da advocacia que não tenham efetuado inscrição nas 48 horas após publicação da pauta do tribunal. Leia mais aqui.

Delatores da JBS
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, encaminhou na tarde desta terça-feira (5) ofício ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, pedindo que seja levantado o sigilo e disponibilizada a íntegra dos novos áudios e informações apresentados por integrantes do Grupo JBS. No início da noite, Fachin determinou o levantamento do sigilo. Leia mais aqui.

XI Encontro Nacional do Poder Judiciário
O vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, representou a entidade e a advocacia brasileira nesta segunda-feira (4), quando foi realizada, no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a reunião preparatória do XI Encontro Nacional do Poder Judiciário. Leia mais aqui.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres