Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia reúne-se com embaixadora para tratar da situação de crianças brasileiras presas nos EUA

quarta-feira, 27 de junho de 2018 às 09h47

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu na tarde desta terça-feira (26), a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, para tratar da participação da entidade na solução para o problema da segregação, em especial de crianças, detidas na fronteira dos Estados Unidos com o México.   

O encontro ocorre após a entidade encaminhar ofício ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira e inúmeros organismos internacionais, como ONU, e a entidades de advocacia de outros países, buscando uma ação conjunta que amenize os impactos da política de “tolerância zero” imposta pelo governo norte-americano.

Lamachia ressaltou que a entidade trabalhou ao longo dos últimos dias na proposta apresentada ao Ministério das Relações Exteriores, além de ter aprovado na manhã de hoje, durante a reunião do Conselho Pleno, um requerimento para que o governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores e da Advocacia-Geral da União, “encete providências para que seja garantido aos menores o exercício de seus direitos, considerado o iminente risco à sua saúde e integridade física, moral e psíquica, notadamente a custódia imediata e a guarda provisória.“

“As cenas que temos visto são impactantes e causam consternação a todos nós. A visão da OAB é colaborativa. Nós entendemos que há meios jurídicos viáveis para amenizar o sofrimento destas famílias”, afirmou Lamachia.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres