Menu Mobile

Conteúdo da página

“Vamos criar instrumentos de eficiência para a Corregedoria”, diz secretário-geral adjunto

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 às 17h59

Brasília – O secretário-geral adjunto da OAB, Ary Raghiant Neto, afirmou na tarde desta quarta-feira (20) que pretende fazer uso intenso de estatísticas consolidadas a partir das atividades da Corregedoria como forma de aprimorar a eficiência do órgão na resolução de demandas e prestação de contas. Ele falou a respeito dos planos durante a divulgação do Relatório Mensal de Atividades da Corregedoria Nacional, o primeiro da atual gestão, que aponta a realização de 606 atos no primeiro mês (confira a íntegra abaixo).

“Vamos criar dinâmicas, instrumentos e mecanismos de eficiência para tornar mais ágil o funcionamento da Corregedoria. Trabalharemos nessa gestão com estatísticas. Apresentaremos para a advocacia o número de processos no Brasil inteiro, a natureza desses processos e quantos deles o Conselho Federal está julgando mensalmente. Justamente como forma de prestar contas para a advocacia e para a sociedade. São mecanismos de gestão, mas também de transparência. Teremos uma relação contínua de informação com dados e números”, disse Raghiant Neto.

O secretário-geral adjunto explicou a importância do processo que conduzirá para melhorar a eficiência da Corregedoria. “Queremos agilizar a apreciação dos processos porque a Corregedoria é um órgão de controle, que precisa fiscalizar os processos éticos do Brasil inteiro e prestar contas para a advocacia e para a sociedade. A Corregedoria muitas vezes é demandada por partes que querem respostas rápidas aos seus processos nas seccionais. A Corregedoria tem trabalhado intensamente e esse período de transição entre a gestão passada e a atual, que normalmente pode emperrar as coisas, não atrapalhou esse ritmo. O Relatório Mensal de Atividades da Corregedoria Nacional demonstra justamente isso”, declarou ele.

Plenários Virtuais
Raghiant Neto anunciou ainda a implantação do projeto Plenário Virtual com o uso de tecnologia exclusiva para reunir os membros dos Tribunais de Ética e Disciplina por meio de um ambiente virtual e julgar processos de todos os estados online. “Num primeiro momento usaremos esse ambiente nos processos de anuidade, mas o projeto prevê que, num segundo momento, todos os processos éticos possam ser apreciados no Plenário Virtual”, afirmou Raghiant Neto.

“Isso vai nos dar muita agilidade. Temos 100 mil processos nas seccionais. Então a ideia é tentar unificar a linguagem usada em cada seccional através de um sistema de gestão de processos do Conselho Federal e, assim, implantar o Plenário Virtual para que possamos estabelecer uma dinâmica mais eficiente com respostas mais céleres”, acrescentou o secretário-geral adjunto.

Clique aqui e veja o Relatório Mensal de Atividades da corregedoria Nacional

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres