Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB saúda primeira audiência pública organizada pelo STJ

quinta-feira, 28 de agosto de 2014 às 14h56

Brasília – O Superior Tribunal de Justiça realizou na segunda-feira (25) sua primeira audiência pública, na qual foi debatido com representantes do governo e da sociedade civil o sistema de scoring, que confere pontos aos consumidores na análise e concessão de créditos. O ministro Paulo de Tarso Sanseverino organizou a audiência antes do julgamento de Recurso Especial do Rio Grande do Sul que envolve a questão.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho saudou a iniciativa do tribunal. “Trata-se de uma importante medida, pois dá luz aos mais diversos pontos de vista sobre os temas em julgamento”, destacou.

Esta é a primeira vez que o STJ organiza uma audiência pública. Para o ministro Sanseverino, o debate foi necessário e valioso para municiar a Corte com informações para a resolução da controvérsia. Na convocação para a audiência, o magistrado afirmou que, “considerando o número elevado de demandas sobre o mesmo tema, a necessidade de uma abordagem técnica, bem com o grande número de interessados no julgamento da questão, considero valiosa e necessária a realização de audiência pública”.

Sem haver norma específica no STJ sobre a promoção de audiências, o ministro pegou emprestado do regimento interno do Supremo Tribunal Federal regra sobre a divulgação do evento. Foram organizados quatro painéis, com a participação, além do próprio Sanseverino, dos ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti, Villas Bôas Cueva e Marco Buzzi.

Contribuíram para o debate OAB, Ministério Público, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina, Federação Brasileira de Bancos, Serasa, Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Boa Vista Serviços, Câmara de Dirigentes Lojistas, Banco Central e Instituto de Defesa do Consumidor Bancário, entre outros.

Ao fim da audiência pública, o relator Sanseverino se disse satisfeito com a produtividade do debate. Elogiou o alto nível das manifestações e disse que todas serão anexadas ao processo. Sanseverino afirmou também que o processo segue agora para apreciação do Ministério Público Federal e tão logo retorne ao STJ, será colocado em pauta, “de modo que estes debates ainda estejam bem presentes na mente de todos os ministros”, concluiu.

Com informações do STJ

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres