Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: Esperança de um Judiciário melhor

quarta-feira, 24 de agosto de 2011 às 09h01

Rio de Janeiro, 24/08/2011 - O artigo "Esperança de um Judiciário melhor" é de autoria do presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, e foi publicado hoje (24) no Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro:

"A abertura de concurso para preencher os quadros da magistratura no Tribunal de Justiça é um alento para os advogados e os cidadãos que precisam recorrer ao Judiciário fluminense. A situação atual é tão grave que a OAB/ RJ já estava se mobilizando para fazer uma campanha por mais juízes.

Com um déficit próximo de 180 magistrados, e apenas três aprovados no último concurso, em 2008, a Justiça do Rio tem funcionado à base de mutirões para desafogar a primeira instância, e o que deveria ser um recurso de emergência tornou-se quase uma regra.

A carência tem levado ao acúmulo de funções em diversas comarcas, agravando a morosidade do Judiciário e prejudicando a prestação jurisdicional. Nos juizados especiais, exatamente onde a Justiça deveria ser simples e célere, a situação é pior, calamitosa mesmo. Há colegas que preferem ingressar na Justiça comum a encarar as complicações e a demora nesses juízos.

Este primeiro concurso na atual gestão do TJ e o compromisso de realizar outros, se os aprovados forem em número insuficiente, atendem a uma demanda antiga da Seccional.

Outra decisão que poderá beneficiar a advocacia e os cidadãos será o restabelecimento da decisão do Conselho Nacional de Justiça que unificou o horário de funcionamento dos tribunais, determinando expediente das 9h às 18h. As associações da magistratura conseguiram sua suspensão temporária, alegando aumento de gastos, mas espera-se que o Supremo Tribunal Federal decida, no final, pelo melhor funcionamento do Judiciário em prol da sociedade. Aguardemos.

Carência de juízes tem levado ao acúmulo de funções em diversas comarcas".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres