Simonetti celebra os 92 Anos da OAB-PA: “símbolo de luta e resistência”
A OAB-PA comemora 92 anos de fundação neste sábado (5/10). Fundada em 1932, nas dependências da Faculdade de Direito do Pará, a seccional paraense é uma das mais antigas do Brasil, com sua importância histórica e social em defesa da advocacia e da cidadania.
Sob o comando do presidente Eduardo Imbiriba, a OAB-PA tem se destacado pela promoção do Estado Democrático de Direito e pela defesa das prerrogativas da advocacia. Atualmente, com mais de 23.700 inscritos, a maioria composta por mulheres, a seccional paraense segue fortalecendo sua presença, especialmente no interior do estado, com 28 subseções.
De acordo com o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, a trajetória da advocacia paraense é exemplar: “A OAB-PA é um símbolo de luta e resistência, tendo papel crucial na defesa dos direitos fundamentais e no fortalecimento da Justiça. Filgueiras Cavalcante e Ophir Cavalcante Júnior, que ocuparam a presidência do CFOAB, ecoam até hoje na história da nossa advocacia. Parabenizo todos os advogados e advogadas do Pará que, com coragem e competência, dignificam a profissão”.
O presidente da OAB-PA celebra as mais de nove décadas da seccional e o comprometimento dos profissionais da advocacia do estado em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. “A seccional Pará faz seus 92 anos de existência. Uma instituição que carrega consigo o DNA da defesa da liberdade, da observância dos direitos individuais, dos direitos fundamentais, das garantias constitucionais da nossa República. Nós temos história de protagonismo nessas lutas, então é uma data que deve ser sempre lembrada, uma data que deve ser sempre comemorada nessa nossa constante defesa às regras do Estado Democrático de Direito”, afirma Eduardo Imbiriba.