Menu Mobile

Conteúdo da página

Caravana leva mutirão da OAB em defesa das prerrogativas a Alagoas

terça-feira, 9 de maio de 2023 às 16h15

O Conselho Federal da OAB se fez presente em Alagoas, nestas segunda e terça-feira (9/5), por meio da Caravana Nacional das Prerrogativas. Os integrantes levaram o lema “Mais Prerrogativas pelo Brasil” ao estado. Com a proposta de ouvir as dificuldades enfrentadas pela classe na relação com o Judiciário e com as forças de segurança pública, os representantes da OAB Nacional e da seccional de Alagoas percorreram as cidades de Maceió e Arapiraca.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e de Valorização da Advocacia, Ricardo Breier, lembrou que as prerrogativas da advocacia estão previstas em lei e que violá-las é crime. Ele destacou o trabalho que o CFOAB vem desenvolvendo na área e parabenizou a atuação da seccional de Alagoas.

“Temos como missão visitar as 27 seccionais, com a finalidade de ouvir a advocacia local e produzir um grande inventário da advocacia brasileira, mostrando o que há de positivo e quais as dificuldades enfrentadas. Vamos implementar o Cadastro Nacional de Violadores”, disse Breier.

A abertura do evento foi feita na manhã da segunda-feira, no auditório da OAB-AL, e contou com a presença de integrantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19), do Ministério Público Estadual (MPE-AL), da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, de conselheiros federais e estaduais, de presidentes de subseções da OAB em Alagoas e de advogados e advogadas.

Prerrogativas para a mulher advogada

A vice-presidente da comissão, Cristina Lourenço, falou sobre o cumprimento das prerrogativas para a mulher advogada. “Prerrogativas são normas que, de alguma forma, a autoridade precisa cumprir. E elas existem pelo cumprimento de um dever que seria normal e corriqueiro: o nosso trabalho. É por isso que lutamos. E, quando falamos da mulher advogada, a violação de prerrogativas torna-se ainda mais desrespeitosa e criminosa”, destacou. O secretário-geral da comissão, David Soares da Costa Júnior, também esteve presente. 

Na oportunidade, o presidente da seccional, Vagner Paes, também destacou a relevância do tema não apenas para a advocacia, mas para todo o Sistema de Justiça do país. “Estamos recepcionando a Caravana para dialogar com a advocacia alagoana sobre as dificuldades da profissão, que são históricas e estruturais, mas que, aos poucos, a gente vai suplantando, com muito diálogo e muita tratativa. Momentos como este são necessários para que a gente busque melhorias, entendendo que somos peças da mesma engrenagem”, afirmou.

Segundo o diretor de Prerrogativas da OAB-AL, Marcondes Costa, o encontro deve resultar em medidas concretas em defesa da categoria, com encaminhamentos para as forças de segurança pública do estado, bem como para os órgãos do Poder Judiciário.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres