Menu Mobile

Conteúdo da página

Interiorização: vice-presidente da OAB Nacional visita as subseções de Santa Catarina

terça-feira, 17 de janeiro de 2023 às 17h04

Seguindo a pauta da interiorização e reforçando a ideia de uma advocacia conectada com os anseios da classe, o Conselho Federal da OAB esteve, nesta terça-feira (17/1), na primeira sessão extraordinária da OAB de Joinville, em Santa Catarina. O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, que já presidiu a OAB-SC, representou a diretoria nacional. A vice-governadora vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, também acompanhou a comitiva. 

“Colocamos o pé na estrada para estar, nesta semana, com os colegas da subseção da OAB de Itajaí e participar da primeira sessão extraordinária da OAB de Joinville, colocando em prática o projeto de interiorização liderado pelo presidente Beto Simonetti, falando das conquistas nestes primeiros 12 meses de gestão e, principalmente, ouvindo e debatendo sobre os desafios da OAB para os próximos anos”, contou Horn.

Ele foi acompanhado, também, do presidente do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento, na visita à Santa Catarina, e das diretorias da seccional, subseções e Caixa de Assistência do estado. 

Na ocasião, Rafael Horn e Felipe Sarmento elencaram alguns avanços da OAB Nacional, que conta com participação recorde de catarinenses na atual gestão, como a conquista no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de decisão pelo respeito ao art. 85 do Código de Processo Civil (CPC) na fixação dos honorários de sucumbência; a determinação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo retorno do atendimento presencial nos fóruns; a ampliação da pena para quem violar prerrogativas e outros avanços obtidos no Congresso Nacional na reforma do Estatuto da Advocacia; a expedição de recomendação pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para gravação de todos os depoimentos no âmbito do MP; a possibilidade de a advocacia fazer os atos processuais de forma virtual ou presencial, recentemente obtida junto ao CNJ; a garantia no Conselho de Justiça Federal (CJF) da prioridade no pagamento dos honorários de sucumbência da advocacia nos precatórios federais.

Mais futuro para a advocacia

Horn enalteceu o trabalho e agradeceu aos presidentes das subseções de Itajaí e Joinville, Ana Paula Colzani e Óliver Jander, pela acolhida. “Agradeço às lideranças e à advocacia pela oportunidade de dialogar, ouvir a base e compartilhar um pouco do nosso trabalho junto ao Conselho Federal e das expectativas em relação ao futuro. Ainda temos muito a realizar, entretanto, com a convicção de que, estando perto dos colegas, em suas bases, conquistaremos juntos ainda mais avanços e mais futuro para a advocacia”, ressaltou.

“Fico muito pelo convite e parabenizo a OAB pelo excelente trabalho prestado em busca de uma advocacia cada dia mais forte, e, assim, oferecendo os melhores serviços para nossa sociedade”, disse a vice-governadora Marilisa Boehm.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres