Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional apoia atuação da OAB-DF em casos ligados à invasão dos Três Poderes

terça-feira, 10 de janeiro de 2023 às 17h31

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e a diretoria da OAB-DF se reuniram com o ministro da Justiça, Flávio Dino, na segunda-feira (9/1). Na pauta do encontro, foi registrada a indignação em relação aos atos violentos cometidos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília, no último domingo (8/1), bem como a afirmação de que a Ordem dos Advogados irá cumprir o seu papel histórico de defesa das instituições do Estado Democrático de Direito.

“O Conselho Federal da OAB está apoiando as ações da OAB-DF, que é a seccional competente, no acompanhamento dos atos de apuração e responsabilização referente aos ataques à democracia. Somos a maior entidade civil do país e estamos ao lado da Constituição. É preciso punir, sempre observando as garantias ao contraditório, a atuação dos advogados, o direito à defesa e aos direitos humanos”, destaca Simonetti.

Ao lado de Simonetti, estavam a presidente em exercício da OAB-DF, Lenda Tariana, o secretário-geral da seccional, Paulo Maurício Siqueira, e as diretoras de Comunicação, Raquel Cândido, e de Igualdade Racial, Lívia Caldas.

A reunião foi solicitada para informar que a Ordem acompanhará todos os inquéritos e os processos em curso e os que forem instaurados em relação aos atos antidemocráticos praticados na Esplanada dos Ministérios.

“Destaco a atuação das diretorias e membros da comissões da seccional do DF e do Conselho Federal que uniram esforços para cumprir a histórica atuação da Ordem em um momento crítico como o que vivemos nos últimos dias”, diz Simonetti.

Para Lenda Tariana, os atos divulgados pela imprensa nacional e internacional foram os mais graves de violência contra a democracia de nossa história recente. “Seja quem for, no âmbito do governo do Distrito Federal, do governo federal, civis, ou militares, independentemente de cargo, posição hierárquica, patente ou ideológica política, dentro de suas respectivas competências, queremos tudo esclarecido”, relata.

Com informações da OAB-DF

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres