Menu Mobile

Conteúdo da página

Seminário da OAB Nacional aborda relação entre Brasil e China sob a perspectiva da advocacia

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 às 13h02

A OAB Nacional realizou, nesta segunda-feira (12/12), o seminário “Advocacia sob a Perspectiva Internacional: Panorama Interdisciplinar e Oportunidades entre o Brasil e a China”. O evento, em formato híbrido, contou com autoridades de ambos os países, que traçaram um panorama da relação bilateral, além de destacar oportunidades de atuação na área do direito. A palestra de encerramento foi realizada pelo ex-presidente da República Michel Temer.

“Nós todos sabemos da importância dessa relação, muito embora o evento seja para falar da advocacia sob a perspectiva internacional com panorama interdisciplinar e oportunidades entre Brasil e China, isso não se restringe só à advocacia”, salientou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Ele também anunciou medidas para aprofundar a relação da Ordem com o país asiático: “Para os próximos dois anos de gestão, temos alinhado um intercâmbio da advocacia brasileira com a China, e apresentaremos até o segundo semestre do próximo ano um programa de visitação para que a advocacia brasileira conheça o sistema de Justiça daquele país”.

Um dos objetivos do seminário foi aprofundar o diálogo com entidades internacionais, lembrou o presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China da OAB Nacional e do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law. Ele ainda exaltou a parceria interna entre todas as seccionais da OAB durante a pandemia, que possibilitou a troca de informações com especialistas chineses.

“Estávamos discutindo temas, quando surgiu o problema da covid-19, e foi o sistema da OAB que possibilitou a união de esforços entre diversas OABs do Brasil e, com isso, conseguimos minimizar os impactos com ações, doações de equipamentos, EPIs, debates jurídicos e técnicos com médicos internacionais. Conseguimos juntar médicos do Hospital Albert Einstein com médicos da China para saberem em primeira mão o que estava acontecendo”, disse.

A qualificação das relações e o aprofundamento dos conhecimentos específicos dos negócios com a China foram destacados pelo vice-presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB Nacional e co-fundador e CEO do New Law, Bruno Barata, sobre o encontro. “É nosso maior parceiro comercial e merece um debate realmente aprofundado para que possamos verificar quais são as oportunidades que surgem para a advocacia a cada ano que passa nessa relação tão importante.”

Fechando o seminário, o ex-presidente Michel Temer comandou o painel especial “Um caminho de paz, prosperidade e desenvolvimento para o Brasil e a China: amizade e cooperação mútua entre nações irmãs estratégicas”. Ele defendeu a paz nas relações internacionais, conforme previsto na Constituição Federal, independentemente de ideologias. Também falou sobre as possibilidades de atuação para o advogado, lembrando que é possível atuar diretamente para as empresas estrangeiras, mas também como parecerista, no apoio ao atendimento de convenções, entre outras funções.

“Advogando, o advogado estará fazendo também uma conexão entre esses países e, portanto, patrocinando a tese da multilateralidade, particularmente, da pacificação das relações do Brasil com os países estrangeiros”, concluiu Temer.

O seminário pode ser assistido na íntegra no Youtube da OAB Nacional

Painéis

Ao longo do seminário, foram realizados quatro painéis. O primeiro abordou o “Panorama macro de oportunidades a partir do fluxo comercial e potenciais entre o Brasil e a China”. Na sequência, o tema foi “Brasil e China sob a perspectiva legal interdisciplinar: que tipo de profissional tem espaço no mercado?”. O terceiro painel destacou “Brasil, China e uma Sociedade Global em Disrupção: panorama introdutório sobre Tecnologia, Inovação, Transformação Digital e Criptoeconomia”. O quarto espaço de discussão focou em “O Brasil do Agro, os Potenciais de Cooperação com a China e os Desafios da Infraestrutura”.

Presenças

Também participaram do evento o vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China da OAB Nacional, Sóstenes Marchezine; a secretária da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China da OAB Nacional, Clarita Costa Maia; o secretário-adjunto da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China da OAB Nacional, Bruno Martins; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno; o presidente da OAB-CE e coordenador do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB Nacional, Erinaldo Dantas; o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; o embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão; o encarregado de Negócios da Embaixada da China no Brasil, Jin Hongjun; o deputado federal e presidente das Frentes Parlamentares Brasil/China e Brics, Fausto Pinato; e o senador Danny Fabricio.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres