Menu Mobile

Conteúdo da página

Simonetti se reúne com Missão de observação das eleições Transparencia Electoral

sexta-feira, 30 de setembro de 2022 às 16h40

O Conselho Federal recebeu, nesta sexta-feira (30/9), observadores internacionais da Transparencia Electoral e da Caoeste, a Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral. O encontro se deu para que fossem apresentados os principais pontos relativos ao sistema eleitoral brasileiro e o papel da Ordem dentro desse sistema. Estiveram presentes 25 pessoas, vindas dos Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Colômbia, El Salvador e República Dominicana.

Beto Simonetti afirmou que, “para a advocacia brasileira, é uma grande honra e um grande prazer receber representantes de missões internacionais que vão acompanhar o nosso processo eleitoral no fim de semana”. Ele disse, ainda, que é possível que os dois grupos pensem, em conjunto, em concretizar uma parceria para que a OAB também indique observadores para missões de acompanhamento de eleições de outras nações. 

“A democracia no mundo é interessante para todos nós enquanto seres humanos. É sobre nos respeitar, viver em paz, viver enquanto iguais. E o Brasil passa por um teste. O povo brasileiro está sendo colocado à prova, talvez em uma das eleições mais discutidas, questionadas, mais moralmente violentas, desde a redemocratização”, pontuou Simonetti. 

De acordo com ele, neste momento, o Brasil precisa da atenção do mundo. “O mundo precisa entender por meio de vozes com muita credibilidade que o processo é conflagrado de eleições, mas o povo brasileiro quer mudar essa página, para que nós possamos transpor tudo o que está acontecendo.”

Missão relevante

A chefe de Missão, Ann Ravel (Estados Unidos), afirmou que a missão se faz relevante porque é importante para o mundo acompanhar como o Brasil promove o processo eleitoral. “É bom para todos saber o que vocês, do Brasil, têm realizado. E que são melhores no processo de eleições, pois têm um sistema que nós não temos e outros países não têm.”

Em setembro de 2022, a Transparencia Electoral firmou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para confirmar a participação da organização como observadora das Eleições Gerais de 2022. É a primeira vez na história do país que uma organização internacional da sociedade civil assiste ao processo formalmente convidada pelo ente para observar um processo eleitoral federal.

A Transparência Eleitoral, em conjunto com a Caoeste, esteve previamente no Brasil para observar processos eleitorais subnacionais, pelos quais obteve, recentemente, uma menção honrosa.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres