Menu Mobile

Conteúdo da página

Advocef debate fundos de pensão e contexto econômico em Encontro Técnico

quinta-feira, 15 de setembro de 2022 às 19h00

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (15/9), na sede da OAB Nacional, em Brasília, a segunda parte do 5º Encontro Técnico da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef). O evento reúne o corpo de advogadas e advogados do banco estatal para debater estratégias de atuação nas atividades jurídicas da instituição. Nesta segunda sessão de palestras foram debatidos temas relacionados a fundos de pensão, em especial o Funcef (Fundação dos Economiários Federais), e o cenário econômico do Brasil nos últimos 20 anos.

O diretor de relacionamento institucional e ex-presidente da Advocef, Carlos Castro, chamou a atenção para a parceria da instituição com a OAB. “A parceria com a OAB já é costumeira e nos sentimos em casa. Temos sempre feito eventos da Advocef, da advocacia estatal, aqui na casa da advocacia. Costumo dizer que a OAB é a nossa casa. O evento de hoje é mais uma dessas parcerias com a cessão do espaço pelo presidente Beto Simonetti, que sempre foi um grande amigo da advocacia estatal”, disse Castro. “O encontro foi muito produtivo. A Advocef comemora agora seus 30 anos e tem uma história de muita luta, mas também de grandes vitórias”, afirmou ele.

A diretora-tesoureira e ex-presidente da Advocef, Anna Claudia Vasconcellos, destacou o aspecto da questão trabalhista ao comentar a importância do debate promovido neste 5º Encontro Técnico. “Nosso encontro foi um grande sucesso. Promovemos uma série de debates de grande importância, especialmente neste momento de transformação nas relações de trabalho. Falar desse tema no Conselho Federal é ainda mais emblemático, visto a necessidade constante de lutarmos pela manutenção das nossas prerrogativas”, declarou ela. Esteve também presente ao evento Jailton Zanon, ex-diretor jurídico da Caixa Econômica Federal.

Palestras

O diretor-presidente da Funcef, Gilson Costa de Santana, abriu a rodadas de palestras da parte da tarde do 5º Encontro Técnico. Ele falou sobre a contribuição da atividade jurídica para a superação dos desafios na gestão de um fundo de pensão. “A Funcef é um dos maiores fundos de pensão do país, é o terceiro maior do Brasil, e uma das grandes forças que podemos ter é a atuação jurídica sólida, forte e consistente na defesa dos interesses dos participantes dos planos de benefícios”, disse Santana. Ele trouxe dados e analisou cenários, bem como apresentou um guia de melhores práticas do setor.

O economista e professor Rogério Paulucci Mauad falou sobre os planos de previdência e as perspectivas de investimento para os próximos anos. Ao longo de sua exposição, Mauad fez uma análise do cenário econômico brasileiro dos últimos 20 anos e trouxe elementos da economia internacional e como ela exerce influência nos indicadores macroeconômicos do Brasil e seus impactos no panorama de investimentos de renda fixa e variável. “Não recuperamos ainda, no PIB brasileiro, o nível de produção que atingimos em dezembro de 2014”, analisou ele. “Os economistas estão chamando esse período de 10 anos entre 2014 e 2023 de década perdida”, afirmou ele levando em consideração as projeções de crescimento. “O desafio é como gerar crescimento sustentável”, acrescentou Mauad.

Revista

Durante o encontro, o presidente do conselho editorial da Revista de Direito da Advocef, Bruno Queiroz Oliveira, fez o lançamento da 33ª edição da publicação institucional. O exemplar, de 352 páginas, marca a retomada da periodicidade semestral da revista e é comemorativo aos 30 anos da Advocef. A publicação é dividida em três partes: artigos científicos, jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e normas editoriais. Além disso, foi lançada uma revista para celebrar as três décadas da associação.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres