Menu Mobile

Conteúdo da página

Em encontro dos presidentes das Caixas de Assistência, OAB anuncia Olimpíadas da advocacia

sexta-feira, 20 de maio de 2022 às 13h56

A OAB Nacional vai promover, em 2023, as primeiras Olimpíadas da Advocacia. A cidade-sede do evento esportivo também já foi definida: Goiânia receberá os atletas. O anúncio foi feito durante o II Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados (CAA), nesta sexta-feira (20/5), com representantes de todo o país. 

Os últimos eventos que reuniram a advocacia em torno dos esportes foram em 2017. Em outras gestões houve três edições de jogos de verão e uma de jogos nacionais. Pensou-se em transformar os jogos em Olimpíadas, mas, com a pandemia, o projeto foi adiado e será concretizado no próximo ano. 

O presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, abriu o evento do Colégio de Presidentes de CAA, recepcionando todos os presentes. O decano do CFOAB e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, também esteve presente. “O Fida vai estar sempre à disposição e eu me coloco também à disposição para qualquer esclarecimento que vocês queiram tratar também.”

Bem-estar após a pandemia

Eduardo Athayde Uchôa, que está à frente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), afirmou que a importância do anúncio é mostrar à advocacia que, mesmo depois de a pandemia ter impedido a realização de eventos esportivos, com a retomada depois do período mais grave da crise sanitária, a Concad já resgatou também as conversas com base no compromisso com o bem-estar e os esportes. 

“Este representa o início dos trabalhos. Ainda temos tarefas pela frente e contamos com todos para nos auxiliar”, convidou Uchôa. De acordo com ele, será necessário ponderar ainda, por exemplo, sobre a escolha das modalidades. “Apesar de já termos uma base, vamos refletir ainda para acrescer ou suprimir”, explicou.

Há ainda decisões organizacionais a serem tomadas. Mas a escolha da cidade-sede já apresenta algumas soluções. “A escolha de Goiânia partiu muito de uma questão operacional, em função de a cidade ter o clube que abrigará, sem necessidade de contratação específica, quase 90% dos eventos das Olimpíadas”, contou Uchôa. 

Ele disse, ainda, que a equipe da Concad visitou o espaço e já negocia, também, com uma companhia aérea para conseguir descontos para a chegada das delegações e permitir uma participação significativa de atletas. 

A partir daí, os representantes dos estados debateram as formas de divulgação, o fomento à participação de atletas mulheres, o incentivo à participação de advogados e advogadas em diferentes modalidades esportivas. 

Também estiveram presentes o secretário-geral da Concad, Galliano Sei Neto (AP), as coordenadoras da Concad Norte, Laura Cristina (AC), e Nordeste, Anne Cristinne Silva Cabral (PE); os presidentes das CAA Elton Fulber (RO), Leonardo de Moraes Araújo Lima (AL), Maurício Silva Leahy (BA), Lucas Asfor Rocha (CE), Ben-Hur Brenner Dan Farina (ES), Jacó Carlos Silva Coelho (GO), Ivaldo Correia Prado Filho (MA), Italo Gustavo de Almeida Leite (MT), Marco Aurélio de Oliveira Rocha (MS), Francisco de Assis Almeida (PB), Talmy Tércio (PI), Ricardo Victor Pinheiro de Lucena (RN), Pedro Zanete Alfonsin (RS), Natália Leitão Costa (RR), Adriana Galvão Moura Abílio (SP). E também o presidente interino de Sergipe, Ricard Cezar de Oliveira, os tesoureiros do Pará, Raimundo Dickson Ferreira Neto, e do Ceará, Fernando André Martins Teixeira.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres