Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal sediou 2° Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais

quarta-feira, 18 de maio de 2022 às 20h10

O Conselho Federal da OAB sediou, nesta quarta-feira (18/5), o 2° Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais. O vice-presidente nacional da Ordem, Rafael Horn, conduziu os trabalhos do evento, que contou também com a presença do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcos Vinicius Jardim, que ouviu demandas e sugestões de melhor funcionamento do Judiciário no país. 

O principal tema do encontro foi a inovação e o aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação do Sistema OAB, pasta vinculada à vice-presidência nacional, com a participação do coordenador de TI, Paulo Brincas, e o gerente de TI da OAB Nacional, Rodrigo Lemgruber, que fizeram as exposições. A pauta está alinhada à meta do CFOAB de disponibilizar ferramentas de tecnologia e informação inovadoras que aperfeiçoem a gestão. A intenção é iniciar com a implantação de sistemas digitais em todo o sistema, com interoperabilidade e uniformização, melhorando a comunicação entre seccionais, subseções e o conselho federal.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, prestigiou o encontro e agradeceu a unidade do Sistema OAB: “Hoje nós temos um sistema muito mais unido e que tem a capacidade de se conectar cada vez mais. E, com certeza, essa gestão será da advocacia para a advocacia e entregue 100% do que nos propusemos no início do nosso mandato”, reforçou. 

Rafael Horn, vice-presidente da OAB Nacional, defendeu a importância de "colocar o Sistema OAB no século 21". De acordo com ele, o aperfeiçoamento da TI da OAB servirá para que tanto o CFOAB como as seccionais tenham informações relevantes sobre a advocacia em tempo real. "Nossa meta é ter ferramentas de tecnologia e informação inovadoras para propulsionar a Ordem e a advocacia brasileira. Um sistema que nos ajude a fazer a gestão. Um sistema com melhor gestão de dados permitirá que seccionais e o Conselho Federal promovam melhores políticas à advocacia de cada seccional."

Paulo Brincas defendeu que o primeiro passo é mudar a cultura da advocacia sobre a tecnologia. “É necessário entendê-la como uma ferramenta importante e dominá-la bem", afirmou. Outro plano é promover a integração dos sistemas entre todas as seccionais. "Há um número enorme de seccionais que usam sistemas diferentes entre si. Se tudo estiver integrado aqui, as seccionais não precisaram mais custear a estrutura de tecnologia", pontuou. 

Mulheres são ampla maioria

Estiveram presentes Socorro Rodrigues (AC), Natália França von Sohsten (AL), Christiane Leitão (CE), Anabela Galvão (ES), José Carlos de Oliveira Guimarães Júnior (MT), Camila Batoni (MS), Daniela Freitas (PI), Maria Lidiana Dias de Sousa (RN), Neusa Maria Rolim Bastos (RS), Vera Lúcia Paixão (RO), Caroline Cateto (RR), Eduardo de Mello e Souza (SC) e Letícia Esteves da Costa Mothe Barreto (SE).

E, de forma virtual, Christiane Gurgel (BA), Tatiana Maria Pereira Costa (MA),  ngela Parreira de Oliveira Botelho (MG), Luciana Neves Gluck Paul (PA), Rafaella Brandão (PB), Fernando Estevão Deneka (PR), Ingrid Zanella (PE). 

No triênio 2022-2025, as mulheres são ampla maioria nas vice-presidências das seccionais: ao todo 22 ao lado de 5 homens.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres