Menu Mobile

Conteúdo da página

Revista J&C de março traz artigos da OAB destacando o papel da mulher advogada

terça-feira, 8 de março de 2022 às 18h24

A edição especial de março da revista Justiça & Cidadania traz dois artigos de representantes da OAB Nacional valorizando e parabenizando as mulheres pelo dia internacional e por todas as conquistas obtidas na advocacia. 

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, assina o texto “Por mais mulheres na advocacia e na OAB”, enquanto Sayury Otoni, secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Milena Gama, secretária-geral adjunta do CFOAB, e Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, homenageiam Myrthes Campos, a primeira advogada brasileira.

Em seu artigo, Simonetti fala sobre o papel fundamental da mulher na advocacia, destacando o feito histórico da OAB, que pela primeira vez em seus 90 anos contou com chapas paritárias para a eleição do Conselho Federal e de suas Seccionais, com um aumento significativo na participação de mulheres nos processos decisórios. 

“A OAB trabalha para que as mulheres participem ativamente do dia a dia da instituição, com voz e voto nas instâncias deliberativas, dentro do regime democrático de repartição de incumbências e responsabilidades que sempre caracterizou a Ordem”, pontuou. 

Padroeira inspiradora

Mysrthes Campos enfrentou a resistência de membros da própria família e bacharelou-se no Curso de Direito da Faculdade do Recife. O ano era 1898, porém, só foi admitida no então Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil em 1906.

“Padroeira inspiradora das advogadas mulheres – posto que atingiu após vencer uma escalada sem trégua de discriminações – Myrthes Campos escancara a força que, mesmo sem o saber, todas nós trazemos dentro do peito. Defensora no Tribunal do Júri, podemos chamá-la, apropriadamente, de defensora da advocacia feminina”, diz parte do material. 

Leia abaixo a íntegra dos dois artigos:

- Por mais mulheres na advocacia e na OAB 

- Myrthes Campos, o legado da perseverança

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres