Menu Mobile

Conteúdo da página

Nova presidente da CNMA destaca “Ordem mais participativa e inclusiva”

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022 às 17h34

Nomeada nesta semana como presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), a conselheira federal Cristiane Damasceno (DF) quer que o grupo contribua para tornar a Ordem ainda mais participativa e democrática para a Advocacia e para as mulheres advogadas.

“Nós, mulheres, temos avançado. Várias pautas têm sido sedimentadas porque muitas antes de nós fizeram muito pela Advocacia. Tivemos a paridade como marco muito importante, mas não podemos parar por aí. Muita coisa há de ser feita ainda a favor da advocacia feminina”, afirma Damasceno.

Ela atua como professora de Direito Penal e Processo Penal há quase 20 anos, foi conselheira seccional no Distrito Federal de 2016 a 2019, vice-presidente da OAB-DF de 2019 a 2021 e, agora, assumiu como conselheira federal para o mandato de 2022 a 2025, além de comandar um dos mais importantes colegiados da Ordem.

Abaixo, os principais trechos da entrevista com a nova presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada:

Qual é o primeiro recado que a senhora gostaria de passar para a advocacia feminina neste momento?

Cristiane Damasceno: É muito importante, quando decidimos ocupar espaços de poder, que tenhamos projetos fortes, que possamos colocar esses projetos em ação. Na Comissão Nacional da Mulher Advogada, nós teremos pautas como mercado de trabalho e nossas especificidades, o fato de sermos mães, por exemplo. É sobre essas questões que vamos começar a trabalhar. A construção da carreira vai ser uma pauta basilar da comissão. Queremos ensinar a fazer gestão de tempo, como trabalhar em home office e como abrir novos nichos de mercado. Queremos para hoje o empoderamento das mulheres.

Além do mercado de trabalho, quais outras pautas estarão em destaque?

Cristiane Damasceno: A questão do assédio sexual e moral é uma coisa que nos preocupa demasiadamente. E não só a nós mulheres, mas como um todo no sistema. Então, para este Mês da Mulher [março de 2022], estamos preparando uma grande campanha de conscientização para a advocacia e para a sociedade combaterem o assédio sexual e moral contra as mulheres.

Em relação aos casos de violação das prerrogativas, quais ações serão adotadas pela CNMA?

Cristiane Damasceno: A violação de prerrogativas atinge toda a nossa classe, mas nós, mulheres, vivemos isso diuturnamente. Recentemente, tivemos o caso de uma advogada agredida por um cliente. O que vamos fazer é trabalhar junto com a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas para realizar ações e campanhas em defesa de nossas prerrogativas.

O que as mulheres advogadas podem esperar da gestão de Beto Simonetti no Conselho Federal?

Cristiane Damasceno: Essa gestão quer aproximar a Advocacia da OAB. Vai ser uma gestão em que nós teremos as pessoas, as advogadas e advogados aqui dentro. É por isso que tanto eu quanto nosso presidente Beto Simonetti vamos percorrer o Brasil Queremos estar perto de você, queremos ouvir quais são as necessidades, para que possamos aplicar e criar uma política institucional de qualidade, que chegue até a Advocacia das nossas subseções e das nossas seccionais. Nós temos que deixar para a Advocacia um legado. E sabe qual é o legado? É deixar uma Ordem mais democrática, participativa e inclusiva. É isso que a gestão Beto Simonetti quer fazer por você, advogada.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres