Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB ingressa com recurso no STF contra decisão que negou acesso de advogados ao inquérito das fake news

sexta-feira, 4 de setembro de 2020 às 14h41

A OAB Nacional, por meio da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, e a OAB-DF apresentaram, nesta sexta-feira (4), embargos de declaração nos autos do Habeas Corpus (HC 186.492/DF) que trata do acesso de advogados de investigados ao inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF). Em julgamento virtual, encerrado no último dia 18 de agosto, o plenário da corte negou a solicitação da OAB em defesa das prerrogativas da advocacia.

Por maioria, a corte seguiu o voto do relator do caso, ministro Edson Fachin, que negou o pedido da Ordem por questões processuais. Dessa forma, nos embargos apresentados, o procurador nacional de defesa das prerrogativas, Alex Sarkis, destaca a existência de precedentes do próprio STF acerca da possibilidade de conhecimento de HC em face de ato de ministros da corte. Além disso, o recurso visa ratificar a importância da defesa das prerrogativas profissionais da advocacia e, no caso em debate, destaca a violação de princípios fundamentais estabelecidos na Constituição Federal, como a ampla defesa e o contraditório, já que os advogados dos investigados não tiveram acesso aos autos.

“Cumpre enfatizar que o desrespeito às prerrogativas - que asseguram ao advogado o exercício livre, independente e desassombrado de sua atividade profissional, constitui inaceitável ofensa ao estatuto jurídico da advocacia, pois representa, na perspectiva de nosso sistema normativo, um ato de inadmissível afronta ao próprio texto constitucional e ao regime das liberdades públicas nele consagradas”, afirma um trecho dos embargos.

Confira aqui a íntegra dos Embargos de Declaração

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres