Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB atua e advogados conseguem acesso aos autos de inquérito no STF

terça-feira, 2 de junho de 2020 às 17h23

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou, nesta terça-feira (2), que foi deferido acesso aos autos aos advogados dos investigados no inquérito que trata de fake news. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, permitiu que os advogados tenham integral conhecimento das investigações relacionadas aos seus clientes.

Na última sexta-feira (29), a Ordem impetrou um habeas corpus no STF a favor dos advogados dos investigados no inquérito. A OAB havia recebido relatos de que os colegas tiveram o direito de acesso aos autos negado em pelo menos três ocasiões e que, apesar do caso tramitar em sigilo, era preciso resguardar o exercício da advocacia e salvaguardar as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

Antes mesmo de decisão sobre esse habeas corpus, o gabinete do ministro Alexandre de Morais informou, nesta terça-feira (2), que ele deferiu acesso aos autos do Inquérito 4781 aos advogados regularmente constituídos pelos investigados. “Em razão do caráter sigiloso destes autos, a vista deverá ser previamente agendada junto ao Gabinete e será realizada através de fornecimento de cópia digitalizada”, pontuou Alexandre de Moraes.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres