Menu Mobile

Conteúdo da página

Encontro Nacional da Jovem Advocacia discute democracia, institucionalidade e inovação

quinta-feira, 7 de novembro de 2019 às 18h28

A saturação do mercado, o papel institucional da OAB, a crise econômica, os ataques recentes à categoria e a disseminação da inteligência artificial foram temas de destaque no primeiro dia do 18º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), realizado no Rio de Janeiro. Nesta edição, o tema do ENJA é “conectar para transformar”.  As mesas, das quais participam mais de cem palestrantes, são divididas em três eixos temáticos: democracia, institucionalidade e inovação. O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, e o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, participaram da abertura.

Sediado pela primeira vez no Rio, o evento faz parte do calendário oficial do Conselho Federal e busca mobilizar os recém-chegados à profissão (com até cinco anos de carteira da Ordem), que hoje representam cerca de metade dos advogados ativos do país. Diante dos principais nomes do sistema OAB, o presidente da seccional fluminense, Luciano Bandeira, abriu os trabalhos junto com a presidente da OAB Jovem do Rio de Janeiro, Amanda Magalhães, responsável pela organização do ENJA.

“Aqui, hoje, começamos a discutir nosso futuro, a valorizar ainda mais os jovens advogados, porque eles darão continuidade a todo o trabalho. Porém, precisamos criar o sentimento de unidade, construir o elã que moldará um mercado de trabalho mais justo e o respeito às nossas prerrogativas”, discursou Luciano. A presidente da OAB Jovem encorajou os novatos a não desistirem da profissão, apesar dos percalços. 

O presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, foi representado pelo vice, Luiz Viana, que deu a palestra magna. O tema foi democracia e relações institucionais. Viana demonstrou solidariedade à presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, que, na véspera, foi repreendida pelo ministro Celso de Mello durante uma sustentação no STF por ter tratado os membros da corte por “vocês”. Emocionada, a advogada recebeu longos aplausos.

“Daniela Borges, que estava numa designação do Conselho Federal para defender a inconstitucionalidade da tributação do auxílio-maternidade, foi interrompida na tribuna num ato de deselegância inominável. Ela faz questão de dizer que não foi apenas um ato de machismo, pois, o mesmo ministro havia cometido a mesma deseducação com um advogado homem”, disse. “Digo, em nome do Conselho Federal, que as prerrogativas dos advogados são inegociáveis e que o STF pode muito, mas não pode tudo. E não pode interromper uma advogada no exercício de sua profissão”.

O dirigente deu posse aos membros da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, pinçados dos grupos correlatos de cada Seccional. O ato foi conduzido pela presidente daquela comissão, Daniela Teixeira, que comemorou o fato de o tempo mínimo exigido de obtenção da carteira da Ordem para a participação política no sistema OAB ter sido encurtado. Desde o ano passado, basta ter três anos de carteira.

Abraçados lado a lado, os jovens foram instados por Teixeira a dar dois passos juntos. O ato fez analogia à necessidade de união da classe e ao pensamento do escritor Eduardo Galeano sobre a utopia: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos (...) Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

Estiveram na cerimônia o tesoureiro da seccional, Marcello Oliveira, o secretário-geral, Álvaro Quintão, o secretário-adjunto Fábio Nogueira, o presidente da CAA-RJ, Ricardo Menezes, a diretora de Mulheres da OAB-RJ, Marisa Gaudio, e a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez.

Também ocuparam o palco representantes de várias seccionais: o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier; o presidente da OAB-MA, Thiago Morais; a presidente da Jovem Advocacia da OAB-RO, Larissa Rodrigues; o presidente da OAB-SE, Inácio Krauss; o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MS, Janine Delgado; o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-PB, Rafael Targino; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-AM, Sarah Serruya; o presidente da OAB Jovem do Rio Grande do Sul, Antonio Zanetti; o presidente da Caixa de Assistência do Ceará, Sávio Aguiar; e o presidente da OAB-Niterói, Claudio Vianna.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres