Menu Mobile

Conteúdo da página

Felipe Santa Cruz participa de reunião do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul

sexta-feira, 6 de setembro de 2019 às 14h53

O presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, participou, nesta quinta-feira (5), da cerimônia de abertura da reunião do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), que está sendo realizada na sede da subseção da OAB de Ponta Grossa-PR. Representantes da advocacia do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai estão reunidos para debater projetos e ações, além de discutir temas de integração para a advocacia da região.

Felipe Santa Cruz destacou a importância da permanente construção e manutenção do relacionamento entre os profissionais dos países membros do Mercosul. “Seguiremos juntos, cada vez mais irmanados enquanto estivemos na OAB”, disse. “Há uma série de temas correlatos entre as regiões, principalmente aqueles ligados à situação econômica dos nossos países, que têm hoje uma situação difícil”, afirmou.

Além do Conselho Federal da OAB, o Coadem é composto pela Federação Argentina de Colégio de Advogados (Faca), pelo Colégio de Advogados do Uruguai (CAU) e pelo Colégio de Advogados do Paraguai (CAP). São realizados quatro encontros a cada ano, com alternância das sedes. A última reunião foi realizada em Montevidéu.

“O Conselho atua há 30 anos com três grandes objetivos: a integração, a defesa conjunta das prerrogativas da advocacia e a defesa do estado democrático de direito. As assembleias sempre tratam de questões práticas do exercício profissional dos quatro países e algumas questões que afetam os advogados que atuam em processos do Mercosul”, esclareceu o presidente do Coadem, o uruguaio Bernardino Real.

“A criação do Coadem veio ao encontro das características que unem a advocacia ao redor do mundo. Nossas grandes lutas são comuns e aqui relaciono aquelas em prol dos direitos humanos, da cidadania, da democracia; o combate à corrupção e aos privilégios, a defesa das liberdades e a promoção da igualdade”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

O membro honorário vitalício da OAB Nacional, Roberto Busato, que é delegado permanente do Coadem, pontuou que um dos objetivos da entidade é a harmonização da legislação dos quatro países. “Pretendemos auxiliar o Legislativo dos nossos países no sentido de apresentarmos projetos que possam interessar à advocacia brasileira, argentina, paraguaia e uruguaia, por exemplo o cumprimento de Cartas Rogatórias, que têm um rito muito extenso. Pretendemos que sejam mais simplificadas para que os advogados possam utilizar esse instrumento de forma mais eficiente”, disse.

O evento também foi prestigiado pelo vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, pelo secretário-geral, Ary Raghiant Neto, pelo diretor-tesoureiro, José Augusto Araújo de Noronha, pela conselheira federal Cléa Carpi, pelo diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Baracat e pela presidente da OAB Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert.

Com informações da assessoria de imprensa da OAB-PR

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres