Menu Mobile

Conteúdo da página

Homenagem ao papel histórico das mulheres nos 88 anos da OAB marca sessão do Conselho Pleno

segunda-feira, 18 de março de 2019 às 13h52

Brasília – Na sessão do Conselho Pleno da OAB desta segunda-feira (18), as mulheres que ao longo dos 88 anos da entidade contribuíram para a história da advocacia e para o protagonismo feminino na defesa da cidadania foram homenageadas. A homenagem faz parte das comemorações pelo Mês da Mulher. 

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, destacou que a Ordem é a casa da vanguarda e das oportunidades. “Neste processo de transformação, a mulher não é a mais aquela que enfeita a mesa onde os homens estão debatendo. A Ordem dos Advogados do Brasil tem em seu DNA a força de ser vanguarda e por isso não pode, jamais, se furtar de reconhecer o papel de suas importantes mulheres, das guerreiras de fibra que fazem da OAB uma grande entidade. Esse sentimento tem que estar no nosso coração e na nossa mente”, apontou.  

 Santa Cruz, então, deu posse às integrantes da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB e passou, imediatamente, a presidência dos trabalhos da sessão para a presidente da Comissão, Daniela Borges. “Ninguém constrói nada sozinho e tenho a plena convicção de que somente estamos aqui porque mulheres e homens deram sua efetiva contribuição antes de nós. Infelizmente, muitas vezes as mulheres são invisibilizadas e esquecidas pela história. Mas a gente também fez e faz a história. Ter dimensão do quanto caminhamos também nos faz rumar para o futuro”, apontou.

Daniela Borges reforçou a responsabilidade de suceder Fernanda Marinela e Eduarda Mourão na presidência da Comissão. “O ano de 2019 vem mostrando que a cultura de violência contra a mulher não acabou; pelo contrário, tem crescido. A ausência das mulheres nos espaços de poder pode ser apontada como uma das explicações para a ausência de políticas públicas direcionadas ao público feminino, como promoção de equilibro e eliminação do retrocesso. Não há democracia sem representatividade, logo a mulher precisa estar representada para que não seja dia após dia calada de muitas formas, inclusive com a morte”, afirmou. 

 Ela leu trechos de seu artigo ‘Conquistas e avanços ainda necessários nos direitos das mulheres’, publicado recentemente no site especializado Consultor Jurídico (Conjur). Em seguida, encerrando a homenagem, foi inaugurada uma galeria de fotos em homenagem às mulheres, instalada no térreo do edifício-sede do Conselho Federal da OAB. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres