Menu Mobile

Conteúdo da página

Santa Cruz empossa nova diretoria da OAB-MA

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019 às 15h49

Brasília – O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, deu posse ao advogado Thiago Diaz como novo presidente da seccional maranhense da Ordem. Além dele, foram empossados todos os integrantes da nova diretoria seccional, do Conselho Pleno Seccional e os membros da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão. A cerimônia foi realizada na noite da última sexta-feira (8). O evento contou com a participação de inúmeras autoridades, desembargadores, representantes do Poder Executivo e Legislativo do Estado do Maranhão e de São Luís.

Em seu discurso, o presidente da OAB Nacional definiu a nova diretoria da seccional Maranhão como extremamente vocacionada e se referiu a Diaz como um profissional jovem, dinâmico e idealizador. “Estou aqui com muita satisfação para representar a advocacia nacional na posse desse jovem e talentoso advogado, essa liderança da advocacia do Maranhão, e queria dizer ao Maranhão que nós temos, no Brasil inteiro, uma admiração verdadeira pelo trabalho do Thiago. É muito bom ver que a Ordem está em boas mãos e que a OAB tem novos quadros. Ser reeleito nesse quadro de crise, onde a população e a advocacia passam por dificuldade, é um atestado de qualidade, é um certificado de confiança. A advocacia brasileira vem aqui hoje, principalmente, para abraçar o Thiago Diaz e abraçar sua nova diretoria e dizer parabéns à OAB Maranhão, parabéns a advocacia do Maranhão pelo belo trabalho realizado, e que os próximos três anos sejam da mesma qualidade”, afirmou Felipe Santa Cruz.

“Em 2015, nós, na grande maioria, jovens advogados, ousamos confrontar o sistema e sonhar com uma Ordem mais próxima da advocacia, mais interiorizada e mais preocupada com o dia a dia do exercício profissional e perguntavam: quem eram esses meninos para achar que poderiam chegar na OAB? A maioria dos guerreiros de 2015, hoje estão aqui, e se tornaram novos e valorosos combatentes e como nós, tinham a sede de valores mais culturais e de uma OAB mais democrática. Todos os novos diretores da OAB, da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão e a todos novos conselheiros e conselheiras, meu muito obrigado. Sejam muito bem-vindos à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. A OAB está de portas abertas a todos aqueles que, assim como nós, queiram somar com a advocacia, queiram lutar pela defesa da Constituição, da cidadania e da ordem jurídica do Estado democrático de direito”, disse Diaz.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), José Joaquim Figueiredo dos Anjos, o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf falou da importância de Thiago Diaz à frente da seccional Maranhão para a cidadania maranhense. “O Tribunal de Justiça sente-se honrado e vim com essa missão de demonstrar a harmonia que existe entre o Poder Judiciário e a OAB. Peça importantíssima na justiça a função do advogado, e o Thiago é uma pessoa afável, uma pessoa que sabe congraçar, agregar e quem ganha com essas qualidades do presidente da OAB-MA é a população, o cidadão maranhense, que vê os seus conflitos sendo dirimidos por pessoas descentes e equilibradas”, declarou.

Reconduzido ao cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, o advogado Rafael Silva, detalhou sobre a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde o primeiro ano de gestão do Thiago Diaz, no segmento do Direitos Humanos. “A ideia agora é ampliar o campo de atuação. No campo do Direitos Humanos nós temos uma cooperação técnica que está sendo refeita com os núcleos de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado e da União. Nós precisamos nos aprofundar a nossa atuação nas grandes áreas de conflito, que ameaçam a vida de pessoas, que lutam por terra, por moradia e pela vida. É um trabalho grande, apoiado por Dr. Thiago Diaz, e que é mais um exercício dessa gestão, que defende a ética e Constituição”, avaliou.

Também na recondução do cargo de presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/MA, a advogada Najla Buhatem Maluf, parabenizou Thiago Diaz por mais essa vitória e falou dos projetos para o triênio 2019/2021 à frente da comissão. “Estamos muito satisfeitos em continuar mais um mandato, junto ao Dr. Thiago, e com essa equipe nova que está entrando. Depois de três anos de muitos projetos, dando visibilidade aos setor aquaviário, marítimo e portuário, no Maranhão, mas também levando o nome da OAB/MA para os congressos nacionais e internacionais, nós pretendemos continuar com nossa equipe com membros, com advogados fortes, no sentido de colocar a OAB na agenda do setor marítimo e portuário. Vamos acompanhar a mudança no setor de infraestrutura e logística portuária, as resoluções e ver como vai ficar as alterações das agências reguladoras junto ao novo Governo Federal. E estamos acompanhando, principalmente no que vem acontecendo no Complexo Portuário de São Luís, devido as chegadas dos novos terminais privativos. Isso tudo a gestão de Thiago Diaz tem proporcionado para que os advogados e a sociedade se sinta protegida pela Ordem”, elencou.

À frente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), o presidente Diego Sá, reempossado ao cargo, falou dos projetos para os próximos três anos. “Pretendemos ampliar o que já fizemos no primeiro triênio, levar os serviços para o interior do estado, aumentar ainda mais a assistência dos advogados e seus familiares na capital. Temos diversos projetos para levar qualidade de vida, saúde e bem estar para advocacia do nosso estado. Estamos expandido nossas ações”, destacou.

O novo Diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA), Antonio Gaspar, presente no evento, classificou a data da pose como a coroação da democracia.” A democracia exercida pelo advogado para uma Instituição que atua em nome da sociedade. Então, é um dia de festa e a ESA tem um papel preponderante, pois ela leva capacitação ao advogado, leva força e melhorias que permitem que o advogado exerça sua profissão de forma ainda mais técnica. Estamos trabalhando nos mestrados, pós-graduações, e a engrenagem já está girando. Fizemos recentemente cursos do INSS, com três turmas lotadas e temos muitos projetos pela frente para que o advogado e a advogada do Maranhão se destaquem no mercado profissional”, concluiu.

Além do presidente Thiago Diaz, foram empossados na nova diretoria da OAB/MA, o vice-presidente, Heleno Mota e Silva, a Secretária geral, Ananda Tereza Farias de Sousa, a Secretária geral adjunta, Valéria Cristina Regino Ferreira e o Diretor- tesoureiro, Kaio Vyctor Saraiva Cruz.

Na diretoria da CAAMA foram empossados, além do Presidente Diego Sá, a Vice-presidente, Cristiane Rose Soares Ribeiro, o Secretário geral, João de Araújo Braga Neto, a Secretária geral adjunta, Janete Matos Chagas Rocha, o Tesoureiro, Erivaldo Lima da Silva, e os Suplentes, Fabio Rodrigues Amorim do Carmo, Nathalia Santos Pimentel Carvalho e Cristiana Jansen de Mello Fonseca.

OAB/MA no cenário nacional

Além da expressividade do presidente Thiago Diaz no cenário nacional, estarão representando a OAB/MA, no Conselho Federal para o triênio 2019/2021, os conselheiros: Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Daniel Blume Pereira de Almeida e Charles Henrique Miguez Dias, representante da Subseção de Imperatriz. Como suplentes, foram empossados também a ex-Diretora tesoureira da OAB/MA, Deborah Porto Cartágenes, o professor, advogado e ex-diretor Geral da ESA/MA, João Batista Ericeira, e o advogado Yuri Brito Correa.

Autoridades presentes

Estiveram também na composição de mesa, o procurador do Estado, Rodrigo Maia, representando o governador do Estado, Flávio Dino, o deputado federal, Eduardo Braide, o deputado federal, Edilázio Gomes da Silva Júnior, o deputado estadual, João Neto Evangelista, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, o deputado estadual, Wellington do Curso, procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o secretário de Fazenda do Município, Délcio Rodrigues, representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o vereador Osmar Filho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Raimundo Nonato de Carvalho Lago Júnior, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Márcia Andrea Farias da Silva, o deputado federal João Marcelo de Sousa, o conselheiro nacional do Ministério Público, Leonardo Accioly da Silva, a desembargadora Nelma Sarney e o desembargador Paulo Velten, a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela e demais autoridades.

Dos Conselheiros empossados

ALEX OLIVEIRA MURAD


ALMIVAR SIQUEIRA FREIRE JUNIOR


CACILDA PEREIRA MARTINS


ELMARY MACHADO TORRES NETO


ERIVELTON LAGO


FLÁVIO HENRIQUE CARDOSO MATOS


FRANCISCA MARLUCIA DE MESQUITA CARNEIRO VIANA


FRANCISCA MEIRE SILVA SOUSA


FRANCISCO DE ASSIS DE ASSUNÇÃO MORAIS FILHO


FREDERICO AUGUSTO COSTA UMA


GISELLE DE CASTRO UMA PESSOA


GUSTAVO MAMEDE LOPES DE SOUZA


HUGO ASSIS PASSOS


JEZANIAS DO REGO MONTEIRO


LILIANNE MARIA FURTADO SARAIVA


LUCIANO PEDRA FONSECA


MALAQUIAS PEREIRA NEVES


MARCELO BRUNO MARTINS FEITOSA


MARIA ANDRADE SANTOS


MARINEL DUTRA DE MATOS


MAURO HENRIQUE FERREIRA GONÇALVES SILVA


MICHAEL ECEIZA NUNES


POLLYANNA SILVA FREIRE


PROCOPIO ARAUJO SILVA NETO


RUTTERRAN SOUZA MARTINS


SANDRA GONÇALVES MACEDO


STELA MARTINS CHAVES ANICÁCIO


VANDIR BERNARDINO BEZERRA FIALHO JUNIOR


ALBA MARIA D’ALMEIDA LINS


ANDREA FONTOURA SANTOS


ANDREIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA MENESES


ANTONIO RAFAEL DA SILVA JUNIOR


BENEDITO NABARRO


BRUNO LEONARDO BRASIL LOPES


DIEGO ECEIZA NUNES


ELIAS GOMES DE MOURA NETO


ERRICO EZEQUIEL FINIZOLA CAETANO


FELIPE VIDIGAL CANTANHEDE


FERNANDO HENRIQUE LOPES VERAS


FRANCISCO MENDES DE SOUSA


GUILHERME ANTÔNIO DE LIMA MENDONÇA


HENRIQUE ROOSEVELT OLÍMPIO DE OLIVEIRA


IDAELCIO SOUSA MENDONCA JUNIOR


IVALDO CORREIA PRADO FILHO


JETETE GUIMARÃES TAVARES


JOEL DANTAS DOS SANTOS


JULIO MOREIRA GOMES FILHO


MALONE FRANÇA NUNES


MÁRCIO ANTONIO PINTO DE ALMEIDA FILHO


MARILIA FERREIRA NOGUEIRA DO LAGO


MARINA DE FATIMA SCHALCHER DE CASTRO DIAZ


MIGUEL ARCANJO SILVA COSTA JUNIOR


MIGUEL CAMPELO DA SILVA FILHO


ODUVALDO SANTOS CRUZ


PABLO ALVES NAUÊ


RAIMUNDO EVERARDO RODRIGUES JUNIOR


SARAH LAMARCK


SERGIO ROBERTO ARANHA PINHEIRO


SILVANA FERREIRA LIMA RUBIM


VALÉRIA DOS REIS CARDOSO


VIVIANNE MACEDO COSTA


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres