Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia participa do lançamento do Anuário da Justiça Federal 2019

quarta-feira, 21 de novembro de 2018 às 20h11

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta quarta-feira (21) do lançamento dos Anuários Justiça Federal 2019 e Brazil Justice Yearbook 2018. A cerimônia de lançamento destas edições foi realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O Anuário Justiça Federal 2019 faz um diagnóstico de cada uma das cinco cortes regionais federais e traz os perfis de todos os 138 desembargadores federais e das 45 turmas de julgamento em que atuam.

Além de Lamachia, participaram da cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e o ministro do STF, Gilmar Mendes, além de outros ministros e autoridades de diversos tribunais superiores. “Temos no Anuário uma fonte de pesquisa riquíssima para todos os advogados e advogadas. É um trabalho de fôlego que a revista Consultor Jurídico desenvolve e que traz uma verdadeira radiografia de toda a Justiça federal. Portanto, será de grande valia para a advocacia brasileira”, disse Lamachia.

O presidente da OAB criticou ainda a capacidade instalada do Judiciário. “A capacidade instalada do poder Judiciário não dá mais conta da demanda. Temos falta de juízes no primeiro grau em diversas comarcas brasileiras. Na justiça federal temos uma situação muito semelhante. Não exatamente com a mesma dramaticidade que se tem na justiça estadual, mas é fato também e precisamos olhar para a capacidade instalada neste caso. Ou seja, o número de juízes e de servidores porque temos hoje um volume de processos absolutamente invencível para a quantidade de servidores e de magistrados no Brasil. Esse tema tem de estar na ordem do dia para todos nós que somos operadores do Direito”, disse Lamachia.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres