Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia lamenta incêndio que destruiu o Museu Nacional

segunda-feira, 3 de setembro de 2018 às 18h28

Brasília – Em manifestação à imprensa, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, comentou o incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Segundo Lamachia, “o incêndio que destruiu o Museu Nacional é mais um exemplo da falta de apreço que se percebe ao longo das últimas décadas pela preservação da nossa história”. Confira abaixo a fala do presidente:

“O incêndio que destruiu o Museu Nacional é mais um exemplo da falta de apreço que se percebe ao longo das últimas décadas pela preservação da nossa história. Não se trata de um simples acidente. Independentemente das causas do incêndio, é inaceitável que não se tenha investido em mecanismos capazes de proteger um acervo de relevância inigualável.

Não causa espanto algum que tal tragédia – mais do que anunciada – ocorra num país que trata a educação como mera mercadoria, sem empreender esforços para o desenvolvimento de políticas capazes de garantir o avanço do conhecimento.

Vale lembrar que o museu é administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição que, a exemplo das demais de natureza pública, vem sendo sucateada pelo Ministério da Educação, ao mesmo tempo em que este libera de maneira indiscriminada, sem qualquer respeito aos critérios técnicos, uma infinidade de cursos superiores sem qualidade.

Um país se desenvolve por meio da educação e da cultura. O incêndio de ontem, somado ao congelamento de investimentos em ciência, nos faz retroceder justamente ao nível que tanto desejam os que lucram com a falta de cultura da sociedade”, disse Lamachia.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres