Menu Mobile

Conteúdo da página

Deu na Mídia: OAB vistoria presídio de Monte Cristo e aponta potencial tragédia nacional

domingo, 26 de agosto de 2018 às 13h33

Brasília - Veículos jornalísticos de todo o País repercutiram a manifestação do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, sobre vistoria realizada no presídio de Monte Cristo, em Roraima. Segundo Lamachia, "é inaceitável a disputa travada neste momento entre o governo Federal e o de Roraima sobre quem deve responder pelas soluções urgentes para a crise que prejudica a população estadual". 

"Roraima passa por uma grave crise que tem diversas dimensões, é humanitária, mas também de segurança e de saúde pública. Além da crise migratória e do possível apagão energético, as autoridades federais e estaduais devem ter atenção prioritária para a questão do sistema prisional. Na vistoria realizada pela OAB no presídio de Monte Cristo, que é a síntese dos problemas que existem nas prisões de grande parte das unidades da federação, constatamos que ele pode ser o palco da próxima grande tragédia nacional", disse o presidente nacional da OAB.

Lamachia acrescenou que "a situação serve também de gancho para que, de uma vez por todas, os candidatos à Presidência da República, comecem a apresentar propostas concretas para a área de segurança pública, que deve ser prioridade do próximo governo".

"O Estado perdeu completamente o controle sobre aquela unidade prisional. As autoridades precisam pedir permissão para os líderes das facções criminosas para cumprir suas funções mais elementares como levar detentos a audiências ou cumprir alvarás de soltura, assim como quando os advogados precisam ter acesso a seus clientes. Ou seja: a penitenciária de Monte Cristo é uma bomba relógio prestes a explodir enquanto as autoridades fazem um jogo de empurra-empurra", criticou ele.

Confira abaixo os destaques da mídia:

G1:

"Na vistoria realizada pela OAB no presídio de Monte Cristo, que é a síntese dos problemas que existem nas prisões de grande parte das unidades da federação, constatamos que ele pode ser o palco da próxima grande tragédia nacional", resumiu o presidente da OAB, Claudio Lamachia. Leia mais aqui.

Correio Braziliense:

“As autoridades precisam pedir permissão para os líderes das facções criminosas para cumprirem suas funções mais elementares como levar detentos a audiências ou cumprir alvarás de soltura, assim como quando os advogados precisam ter acesso a seus clientes. Ou seja: a penitenciária de Monte Cristo é uma bomba relógio prestes a explodir enquanto as autoridades fazem um jogo de empurra-empurra”, declarou o presidente da OAB. Leia mais aqui.

Agência Brasil:

Depois de vistoria feita pela OAB nacional ao presídio, Lamachia divulgou nota afirmando que o estado perdeu “completamente” o controle sobre a unidade prisional. Segundo ele, a situação é preocupante e carece de ações conjuntas entre os governos federal e estadual. Leia mais aqui.

Isto É:

Lamachia ressaltou que a questão do sistema prisional deve ser tratada como prioridade, no mesmo nível da “crise migratória e o possível apagão energético” em Roraima. “A situação serve também de gancho para que, de uma vez por todas, os candidatos à Presidência da República comecem a apresentar propostas concretas para a área de segurança pública, que deve ser prioridade do próximo governo”, complementou. Leia mais aqui.

Isto É Dinheiro:

Após vistoria feita pela OAB nacional ao presídio, Lamachia divulgou nota afirmando que o estado perdeu “completamente” o controle sobre a unidade prisional. Segundo ele, a situação é preocupante e carece de ações conjuntas entre os governos federal e estadual. Leia mais aqui.

Congresso em Foco:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, disse neste sábado (25) que a penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, pode ser palco da “próxima grande tragédia nacional” caso as autoridades brasileiras não dediquem “atenção prioritária” ao sistema prisional do estado. Leia mais aqui.

Rede TV On-line:

“É inaceitável a disputa travada neste momento entre o governo federal e o de Roraima sobre quem deve responder pelas soluções urgentes para a crise que prejudica a população estadual”, disse Lamachia. Ele ressaltou que a “grave crise” pela qual passa a região, com o fluxo migratório de venezuelanos em direção ao Brasil, é humanitária mas “também de segurança e de saúde pública”. Leia mais aqui.

Portal Metrópoles (DF):

Em janeiro do ano passado, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo foi palco de uma grande rebelião que deixou 33 detentos mortos. “É inaceitável a disputa travada neste momento entre o governo federal e o de Roraima sobre quem deve responder pelas soluções urgentes para a crise que prejudica a população estadual”, disse Lamachia. Leia mais aqui.

Portal BOL:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, disse neste sábado (25) que a penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, pode ser palco da "próxima grande tragédia nacional" caso as autoridades brasileiras não dediquem "atenção prioritária" ao sistema prisional do estado. Leia mais aqui.

Jornal O Dia (RJ):

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, disse neste sábado (25) que a penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, pode ser palco da “próxima grande tragédia nacional” caso as autoridades brasileiras não dediquem “atenção prioritária” ao sistema prisional do estado. Leia mais aqui.

Portal iG:

No início do ano passado, a penitenciária de Monte Cristo, em Roraima, foi palco de uma rebelião que deixou 33 presos mortos . Agora, mais de um ano e meio depois, o local pode voltar a ser o ponto da “próxima grande tragédia nacional”. A afirmação é do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia. Leia mais aqui.

Destak:

OAB Nacional alega estado crítico em prisão de Roraima. Leia mais aqui.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres