Menu Mobile

Conteúdo da página

Confira as principais notícias do período entre 17 e 23 de agosto

sexta-feira, 24 de agosto de 2018 às 13h44

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Em destaque, a passagem da Caravana Nacional das Prerrogativas por Pernambuco, onde foi realizado o maior desagravo de um advogado na história do Estado; o pronunciamento feito pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, de que o voto é a arma de que o cidadão dispõe; e a cobrança da OAB ao governo federal por ações efetivas na crise humanitária que assola Roraima. 

Desagravo público no agreste de Pernambuco

Também no dia 21, Claudio Lamachia esteve com a Caravana das Prerrogativas em Caruaru (PE), onde desagravou publicamente o advogado Sávio Delano, vítima de prisão arbitrária por policiais militares no início de julho. O ato integra a Caravana Nacional das Prerrogativas. Leia mais.

Voto é arma do cidadão

Claudio Lamachia defendeu a importância da política na superação da crise que o país vive e salientou o papel do voto consciente. Após a posse de Luiz Edson Fachin como ministro efetivo do TSE, questionado pela imprensa, Lamachia reiterou que “as eleições que se avizinham são as mais importantes e decisivas desde o início da redemocratização, há 33 anos”. Leia mais. 

Cobrança ao governo federal por ações na crise em Roraima

No dia 18, Claudio Lamachia manifestou-se em nota quanto à grave situação dos imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil por Roraima. Diz um trecho do documento que “cabe ao governo federal uma atuação urgente antes que uma tragédia aconteça, pois está claro que o problema vem se agravando pela inoperância das autoridades ao longo desse episódio; o que era uma questão humanitária agora tem forte conotação de segurança”. Leia mais. 

OAB atua no TRF-5 para garantir fornecimento de medicação a adolescente com doença rara

O Conselho Federal da OAB, através do seu secretário-geral Felipe Sarmento, interveio como amicus curiae perante à 4ª Turma do TRF-5 e obteve, por unanimidade, o acolhimento de pedido de reconsideração para determinar o fornecimento de medicação a uma adolescente portadora da doença AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo 3. Leia mais. 

Lamachia prestigia inauguração de obra na Subseção de Primavera do Leste (MT)

Em Mato Grosso na quinta-feira (23), Lamachia participou da inauguração das novas instalações do Espaço Social da Subseção de Primavera do Leste da OAB. O evento contou também com a presença do presidente da OAB-MT, Leonardo Campos. Leia mais. 

Quem regula as agências?

Na segunda-feira, dia 20, o jornal gaúcho Correio do Povo publicou o artigo ‘Quem regula as agências?’, de autoria do presidente nacional da OAB, onde ele aponta que o que se vê são agências reguladoras muito preocupadas em atender as exigências do mercado. Leia mais. 

Pesar pela morte do jornalista Otávio Frias Filho

Diante da notícia da morte de Otávio Frias Filho, no dia 21, a Ordem publicou nota externando pesar pela perda do profissional, dono de contribuições de destaque ao jornalismo brasileiro. Leia mais. 



Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres