Menu Mobile

Conteúdo da página

No Rio Grande do Sul, Caravana destaca destemor e independência da advocacia

terça-feira, 7 de novembro de 2017 às 14h02

Porto Alegre (RS) – Ouvir os advogados e mapear as principais dificuldades enfrentadas pela advocacia no seu exercício profissional. A Caravana Nacional das Prerrogativas cumpriu mais esse compromisso, durante a audiência pública, realizada na sede da OAB-RS, na manhã desta terça-feira (07).

A exigência de horário para atendimento à advocacia, dificuldades de acesso aos presos em delegacias e de acesso aos magistrados, foram alguns pontos registrados pela advocacia, durante o encontro. O vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas, Cássio Telles, registrou a satisfação de estar no Rio Grande do Sul realizando a 18ª Caravana Nacional. Reconheceu o pioneirismo do RS em relação ao tema, e a liderança do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em levar o projeto para todo País.

“A Caravana tem por objetivo ouvir a advocacia e aproximar-se do advogado em todos os locais desse país. Queremos mostrar a importância de termos uma advocacia forte em busca do equilíbrio na Justiça, principalmente num momento de minimização da nossa atividade, como a de quem atua no processo penal, no que tange direito de defesa. Por isso, estamos aqui, para mostrar que é dever do advogado agir com independência e destemor”, declarou Telles.

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-RS, Eduardo Zaffari, enfatizou “esse é um momento único, em que visitamos as subseções para aferir in loco as principais violações”, ressaltou.

O presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, relatou o trabalho desenvolvido pela entidade para combater qualquer violação às prerrogativas. “Atuamos em todas as frentes. Infelizmente vivemos momentos difíceis, em que o advogado quando tem o protagonismo de levar ao judiciário as demandas da cidadania, muitas vezes não é compreendido, não entendem que ele está exercendo um trabalho de grande valia, que é o respeito à segurança jurídica, e principalmente a representatividade da cidadania. Assim atuamos na prevenção, em que estamos indo aos escritórios de advocacia, por meio do projeto “De Colega para Colega”, e também vamos às 106 subseções para extrair o norte das nossas ações”.

Breier lembrou ainda da parceria firmada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, para a instalação de uma Comissão Mista, que visa garantir o aperfeiçoamento da atuação operacional na tramitação de Inquéritos Policiais, assuntos administrativos e questões vinculadas à advocacia. “Esse tem sido o nosso objetivo, de diálogo com as instituições, para evitar na ponta que seus membros sejam colocados na zona de confronto. Por isso, o equilíbrio institucional é fundamental nesse momento, pois não vamos calar a advocacia, diante de paladinos de toga travestidos de autoridade”, encerrou.

Pela Assessoria de Imprensa da OAB-RS, com adaptações


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres