Menu Mobile

Conteúdo da página

“É um momento de luto e de luta”, diz Lamachia no ato em solidariedade a advogado assassinado

quinta-feira, 31 de agosto de 2017 às 18h12

Araguaína – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lamentou profundamente a morte do advogado Danillo Sandes Pereira, 30 anos. Ele foi assassinado no final do mês de julho num crime motivado por uma negativa em fraudar a distribuição de bens de um inventário. Lamachia participou de Ato em Defesa da Advocacia, realizado em Araguaína, no norte do Tocantins. O presidente da Ordem prestou solidariedade à família da vítima e num gesto simbólico transferiu a sede do Conselho Federal para Araguaína em homenagem a Danillo.

“Em nome de mais de um milhão de advogados brasileiros, queremos aqui hoje prestar solidariedade à família de nosso colega que foi brutalmente assassinado. Não toleraremos jamais esse tipo de situação. Esse colega foi assassinado por força de seu exercício profissional. Quando ocorre uma agressão como esta não é algo feito somente contra os advogados, mas contra o Estado Democrático de Direito porque os advogados representam o cidadão em juízo. Somos a voz constitucional de todo cidadão brasileiro”, disse Lamachia. “É um momento de luto, mas também de luta da advocacia para que possamos acabar com esse tipo de situação”, acrescentou ele.

 Em virtude da mobilização, o Colégio de Presidentes da Região Norte, que seria realizado em Palmas nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, foi transferido para a cidade. Participaram do ato também o vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, o diretor-tesoureiro, Antônio Oneildo Ferreira, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos, o procurador nacional de defesa das prerrogativas, Charles Dias, o presidente da seccional do Tocantins, Walter Ohofugi e outros cinco presidentes de Seccionais da Ordem na Região Norte do país: Marcus Vinicius Jardim Rodrigues (AC), Marco Aurélio Choy (AM), Paulo Campelo (AP), Rodolpho Morais (RR) e Alberto Campos (PA).

 “É um momento de muita tristeza. Esta violência tem de acabar. Um jovem advogado, talentoso e que já no início de sua carreira dava lições de ética, algo que precisamos muito no Brasil. Quando chegamos a uma barbárie como esta, em que um advogado é assassinado desta maneira, algo está muito errado no Brasil. As advogadas e advogados brasileiros estão de luto hoje por causa deste crime bárbaro”, declarou o presidente nacional da Ordem durante discurso proferido durante o ato de desagravo.

Lamachia anunciou ainda a contratação de advogados para auxiliar a comissão que a OAB-TO formará para acompanhar o caso. Compareceram ao ato também o presidente da Subseção de Araguaína, José Quezado, a vice-presidente da seccional, Lucélia Maria Sabino Rodrigues, o secretário-geral, Célio Henrique Magalhães Rocha, a secretária-geral adjunta, Graziela Tavares de Souza Reis, e o diretor-tesoureiro, Luiz Renato de Campos Provenzano.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres