Cezar Britto participa em Foz do Iguaçu do Dia Mundial da Água
Brasília, 21/03/2007 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, participa amanhã (22) à tarde, em Foz do Iguaçu (PR), das comemorações do Dia Mundial da Água, em evento no Parque Tecnológico de Itaipu. Ele fará uma palestra no seminário promovido por Itaipu e diversas instituições sobre a escassez de água – este ano o tema do Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em seguida, Britto participará do lançamento do Movimento em Defesa das Águas Brasileiras, que congrega diversas instituições do país, governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil.
Os participantes do evento formularão um documento de compromissos em torno da gestão da água no Brasil: a Carta de Princípios Cooperativos pela Água. A iniciativa é baseada em acordos globais para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como as Metas do Milênio e a Agenda 21. Os signatários reconhecem a água como um bem universal e assumem a responsabilidade de promover ações e alinhar esforços para a preservação dos recursos hídricos.
Participam também da promoção do evento a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da FAO; a Agência Nacional de Águas (ANA); a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos; a Fundação Roberto Marinho e a Itaipu Binacional. Entre as autoridades que participarão do evento estão ainda a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o diretor-presidente da ANA, José Machado; o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; além de representantes da FAO.
Também estarão presentes instituições formuladoras de políticas nacionais de setores usuários da água, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras, além do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na figura de seu presidente, Cezar Britto.
Entre outros objetivos, as instituições que fazem parte dessa iniciativa, denominada SOS H2O, se comprometem a melhorar a gestão do uso das águas, eliminar a poluição e os casos de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, criar incentivos ao uso sustentável da água e adotar programas educacionais em torno do tema. Durante o evento haverá a apresentação de casos de sucesso na preservação e recuperação da água, como o da própria Itaipu Binacional, por meio do programa Cultivando Água Boa.