Resposta da OAB ao articulista Elio Gaspari
Brasília, 19/10/2006 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato enviou nesta quarta-feira carta ao articulista Elio Gaspari a propósito de comentário feito sobre a entidade em artigo de sua autoria publicado no jornal O Globo:
Ilmo. Sr.
Elio Gaspari,
Articulista de O GLOBO
Prezado jornalista
Em seu artigo “Lula, de onde veio o dinheiro?”, publicado em O Globo, edição de 18.10.2006, há um trecho que atribui à OAB ato que não praticou. Diz o artigo que a OAB “é uma venerável instituição que, às vezes, fica acima de sua época e (...) outras vezes, fica abaixo, como aconteceu recentemente, ao se envolver numa manobra pueril de estímulo à convocação de uma Constituinte de ocasião”.
Esclareço ao ilustre jornalista que não houve tal episódio. Foi o presidente Lula quem sugeriu a um grupo de juristas, que o visitou no Palácio do Planalto, a convocação de uma mini-Assembléia Constituinte. Nesse grupo, havia três ex-dirigentes da OAB, que, no entanto, não representavam, nem se manifestaram pela instituição, que já havia se posicionado contra a Constituinte um ano antes.
A esse respeito, o Conselho Federal, na seqüência imediata daquele encontro, emitiu nota, em termos categóricos, considerando que Constituinte, sem que tenha havido ruptura da ordem constituída, é golpe. Peço que faça esse esclarecimento para que não se perpetue esse equívoco, que nos constrange e expõe injustamente.
Grato pela atenção,
Roberto Busato
Presidente do Conselho Federal da OAB