OAB pernambucana na luta contra a boca-de-urna nas eleições
Recife (PE), 27/09/2006 - Não à boca-de-urna, não ao voto nulo. Esse é o tema de campanha voltada para as eleições de domingo próximo, lançada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco e o Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sinjope). Os presidentes da OAB-PE, Júlio Oliveira, e do sindicato, Ayrton Maciel, apresentaram as peças publicitárias da campanha, que tem como objetivo ressaltar a agressão da boca-de-urna ao livre arbítrio e o mal para a democracia da opção pelo voto nulo. “Será uma campanha sem qualquer vinculação política, ideológica ou partidária”, disse Júlio Oliveira.
O material publicitário da campanha divulga o número telefônico da Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - 3222.5351 -, que vai receber denúncias de eleitores quanto à ocorrência de casos de boca-de-urna no próximo domingo. A campanha de conscientização dos eleitores está prevista para prosseguir até sexta-feira (29), podendo ser retomada em caso de segundo turno.
A campanha, ainda segundo Júlio Oliveira, será um instrumento de auxílio ao TRE, para que o órgão não fique pregando no vazio. “Não adianta ter uma boa lei eleitoral, uma boa resolução do TSE, se não temos instrumentos eficazes para o seu cumprimento. Ficaria uma norma sem qualquer possibilidade de cumprimento. Conseqüentemente, é essa a colaboração que damos para a massificação do número telefônico para denúncias ao TRE”, acrescentou o presidente da OAB pernambucana.