Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB instala amanhã Fórum da Cidadania para a Reforma Política

domingo, 10 de setembro de 2006 às 15h12

Brasília, 10/09/2006 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, instalará amanhã (11), às 9h, durante sessão ordinária do Conselho Federal da OAB, o Fórum da Cidadania para a Reforma Política. O Fórum tem como objetivo discutir essa questão e propor um anteprojeto ao futuro Congresso Nacional para uma ampla reforma política. Busato indicou para coordená-lo o professor e jurista Fábio Konder Comparato, medalha Ruy Barbosa da OAB, aprovado por aclamação pelo Conselho Federal. Nos próximos dias, o coordenador fará os convites a personalidades, órgãos e entidades que participarão da iniciativa, entre representantes da advocacia, magistratura, Ministério Público e outros segmentos importantes da sociedade civil.

Ao empossar amanhã a coordenação do Fórum da Cidadania para a Reforma Política, o presidente nacional da OAB informará também sobre o regulamento aprovado pela entidade, que o regerá durante seu funcionamento. O Fórum será composto por até quinze entidades da sociedade brasileira e, conforme nota expedida pela OAB durante sua criação, pelo Conselho Federal da entidade, no último dia 7 de agosto, será plural na sua composição e democrático e transparente em seu método de trabalho. Ele vai oferecer ao futuro Congresso Nacional “subsídios concretos para uma reforma política profunda e consistente, que restaure a credibilidade das instituições republicanas”.

Busato observou hoje que considera a Reforma Política “a mãe de todas as reformas”, ressaltando a importância e urgência de o Brasil implementá-la para superar o quadro de crises políticas enfrentadas ultimamente. Ele reiterou que o fórum pretende ser “uma contribuição da sociedade civil brasileira ao aperfeiçoamento das instituições democráticas e não deve servir de palanque a quem quer que seja, não se submetendo a facciosismos ideológicos de qualquer espécie”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres