OAB-CE e CNBB lançam campanha de combate à corrupção
Fortaleza, 11/06/2006 – A Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão lançando, amanhã (12), na capital cearense, a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral. O evento será realizado no Auditório do Seminário da Prainha. Na oportunidade, será lançada também a cartilha ´Eleições 2006´confeccionada pela CNBB com orientações com o objetivo conscientizar a importância da participação popular na campanha eleitoral e da boa escolha de representantes aos cargos executivos e legislativos. No evento também haverá a exibição de um vídeo de 11 minutos sobre corrupção eleitoral.
Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará e coordenador da campanha, Hélio Leitão, o movimento prima por uma campanha eleitoral transparente e para que os eleitores votem com base nas idéias e propostas dos candidatos. Este projeto teve como foco a campanha eleitoral de 1996, após as constantes denúncias de compra de votos de eleitos. O movimento visa também receber denúncias de casos de corrupção eleitoral que poderão ser encaminhadas ao Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, o qual coordenará a campanha. As denúncias poderão ser feitas por e-mail ou telefone (85-3257-1444).
A campanha, em caráter nacional, foi lançada no último dia três de abril no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília. O lançamento nacional foi uma orientação para que todas as respectivas entidades estaduais se organizassem para o lançamento de suas respectivas campanhas. A campanha, que é de parceria entre CNBB e OAB e mais 19 entidades não governamentais, sempre é realizada a cada dois anos, no caso, nos períodos eleitorais.
No Ceará, a campanha conta com a participação de mais dez instituições. Além da OAB e CNBB, integram os comitês no Ceará: Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (ABONG), Associação Cearense do Ministério Público, Associação dos Cearenses de Magistrados, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Estado (Apeoc), Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepol) e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce).