ESA amplia oferta de cursos para o interior e prepara lançamento na Conferência Nacional de Interiorização da Advocacia
O fortalecimento da advocacia do interior esteve no centro da agenda conjunta entre a Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional e a Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia, em reunião de alinhamento com representantes da OAB Mato Grosso. O encontro ocorreu na quarta-feira (4/2) e integrou a agenda preparatória da 1ª Conferência Nacional de Interiorização da Advocacia, marcada para os dias 7 e 8 de maio, em Cuiabá (MT).
Entre os encaminhamentos debatidos está a construção de um cardápio nacional de cursos a ser ofertado pela ESA Nacional, em parceria com as seccionais e ESAs estaduais para cada subseção do país, ampliando o acesso à formação continuada, especialmente no interior. A proposta considera desafios estruturais ainda enfrentados em diferentes regiões, como a ausência de estúdios e de infraestrutura adequada para gravação e transmissão de conteúdos.
Diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga afirmou que a iniciativa busca equalizar oportunidades de capacitação. “Estamos estruturando um portfólio nacional de cursos que possa ser compartilhado com todas as ESAs. A ideia é superar limitações locais de estrutura e garantir que a advocacia do interior tenha acesso permanente à formação de qualidade”, disse.
O coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, Nivaldo Barbosa, destacou que o projeto será apresentado no encontro nacional. “A conferência será o espaço para consolidarmos essa construção coletiva e lançarmos iniciativas voltadas diretamente às necessidades da advocacia que atua fora dos grandes centros”, afirmou.
Presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso ressaltou a importância de iniciativas estruturantes para o interior. “Conhecemos de perto essa realidade e sabemos que ampliar o acesso à qualificação é medida essencial para fortalecer o exercício profissional e a presença institucional da Ordem”, declarou.
Também participaram da reunião o presidente da ESA-MT, Bruno Casagrande e Silva; o coordenador da Interiorização da OAB-MT, Eduardo Marques Chagas; e a gestora da ESA-MT, Silvany Cestari.
