OAB e Sebrae firmam parceria para encontro nacional voltado ao empreendedorismo feminino
A OAB e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceram uma parceria institucional para a próxima edição do Movimente, evento nacional voltado ao fortalecimento, à capacitação e à conexão do empreendedorismo feminino. Para tratar do projeto, a secretária-geral e presidente em exercício do CFOAB, Rose Morais, recebeu, nesta quarta-feira (21/1), representantes da instituição.
O encontro teve como foco a formalização da aliança e a participação da OAB na concepção do evento. Previsto para os dias 3 e 4 de março, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, o Movimente reunirá empresários, lideranças e instituições com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino como instrumento de transformação social e econômica.
Na ocasião, Rose Morais destacou o interesse do Conselho Federal em integrar a iniciativa, especialmente no contexto do mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres. “O empreendedorismo é uma alternativa concreta de autonomia financeira, inclusive para mulheres que buscam romper ciclos de violência. Para isso, é fundamental refletir sobre a adequação da legislação brasileira e a necessidade de avanços normativos”, afirmou.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete de Castro Coelho, ressaltou que o CFOAB e o Sebrae já mantêm parcerias e que o Movimente representa uma oportunidade de ampliar essa atuação conjunta. Segundo ela, o evento pretende fomentar o debate sobre políticas públicas e criar um ambiente legislativo mais favorável ao empreendedorismo feminino.
“Precisamos criar um ambiente legislativo que seja competitivo para as mulheres, que estimule e favoreça seus negócios. A OAB tem um corpo técnico extremamente especializado. A OAB é a casa para se discutir cidadania, democracia, representatividade, parceria. Nós precisamos ter juntos esta grande casa que tem feito um tanto pela história do Brasil”, frisou Margarete Coelho. Por sua vez, a diretora-superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, reforçou o convite para que a OAB contribua ativamente na elaboração do conteúdo do evento, especialmente no painel voltado à legislação.
Como encaminhamento, Rose Morais informou que irá solicitar contribuições da Comissão Nacional da Mulher Advogada e da assessoria legislativa do CFOAB, reforçando o compromisso institucional da Ordem com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da autonomia econômica das mulheres.
Também participaram da reunião o procurador nacional de Prerrogativas da OAB, Alex Sarkis; a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Geórgia Nunes; e o gerente de Políticas Públicas do Sebrae-DF, Jorge Adriano Soares.
